O Imperialismo Na América

Páginas: 13 (3024 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O IMPERIALISMO NA AMÉRICA

Na América, ao lado do “imperialismo informal” ou dominação dissimulada dos europeus, o que mais se destaca é o início do imperialismo norte-americano. Após a Guerra de Secessão (1861-1865) e a rápida industrialização, os Estados Unidos também se lançam a corrida imperialista, cuja região Mais significativa foi o Caribe, a América Central e o Oceano Pacífico.
OsEstados Unidos dominaram o Hawai e as Filipinas, adquiriram o Alaska á Rússia, estabeleceram sua hegemonia sobre Cuba, além de interferirem por diversas vezes na América Central e do Sul. Na América Central estabeleceram uma base privilegiada no Panamá (no contexto do século XX, representa um dos pontos mais significativos mundiais), onde constroem o canal que liga o Atlântico ao Pacífico. A própriaindependência do Panamá já contara com os benefícios norte-americanos. A Nicarágua, a República Dominicana, o México, a Venezuela, todos eles conheceram intervenções americanas, justificadas pela doutrina do BIG STICK (grande porrete) do presidente Roosevelt. No entanto, foi no governo Taft que a justificativa real do imperialismo foi desmascarada, pois a diplomacia do dólar afirmavacategoricamente o direito da nação americana de intervir para assegurar suas mercadorias e mercados nesses países para seus capitalistas, investimentos lucrativos.

Colonização da América Espanhola
A Espanha era uma metrópole mercantilista, isto quer dizer que, as colônias só serviam para serem exploradas. A colonização só teria sentido se as colônias pudessem fornecer produtos lucrativos. Desta forma amaioria das colônias espanholas (e também portuguesas) foram colônias de exploração, que dependiam das regras impostas pela metrópole.
O fator mais importante pela colonização espanhola na América foi a mineração. A base da economia espanhola eram as riquezas que provinham, especialmente da Bolívia, a prata e também o ouro de outras colônias. Foi esta atividade, a mineração, a responsável pelocrescimento de outras que eram ligadas, como, a agricultura e a criação de gado necessários para o consumo de quem trabalhava nas minas.
Quando a mineração decaiu, a pecuária e a agricultura, passaram a ser as atividades básicas da América Espanhola.
 

A Exploração do Trabalho
Em alguns lugares como Cuba, Haiti, Jamaica e outras ilhas do Caribe, houve exploração do trabalho escravo negro, porém,de modo geral o sistema de produção na América Espanhola se baseou na exploração do trabalho indígena.
Os indígenas eram arrancados de suas comunidades e forçados ao trabalho temporário nas minas, pelo qual recebiam um salário miserável. Como eram mal alimentados e tratados com violência a maioria dos indígenas morria muito rápido.

A Sociedade Colonial Espanhola
A grande maioria da populaçãodas colônias americanas era composta pelos índios. A população negra escrava, era pequena, e, foi usada como mão de obra, principalmente nas Antilhas.
Quem realmente mandava e explorava a população nativa eram os espanhóis, brancos, que eram a minoria mas, eram os dominadores.
Assim podemos dividir a sociedade na América Espanhola entre brancos (dominadores) e não-brancos (dominados).
Mesmoentre a população branca havia divisões como :
Chapetones - colonos brancos nascidos na Espanha, eram privilegiados.
Criollos - brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras mas, não tinham os mesmos privilégios dos Chapetones.
Além disso, a mistura entre brancos e índios criou uma camada de mestiços.

A Administração Espanhola
Os primeirosconquistadores, foram também os primeiros administradores. Eles recebiam da Coroa espanhola o direito de governar a terra que tivessem descoberto.
Com o crescimento das riquezas, como o ouro e prata descobertos, a Coroa espanhola foi diminuindo o poder desses primeiros administradores e passou, ela própria a administrar.
Dessa forma, passou a monopolizar o comércio e criou órgãos para elaborar leis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imperialismo estadunidense na america latina
  • Imperialismo na América Latina
  • A construção das nacionalidades e as relações internacionais nas américas na era do imperialismo
  • Resumo de história (guerra de secessão, america espanhola, independencia da america espanhola, imperialismo e neocolonialismo,...
  • O imperialismo
  • Imperialismo
  • O Imperialismo
  • Imperialismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!