o imperealismo

1526 palavras 7 páginas
O Imperialismo
Prática utilizada pelas nações e povos mais poderosos para ampliar e manter o controle ou influência sobre nações ou povos mais fracos. No mundo antigo o imperialismo deu origem a grandes impérios que surgiam quando um povo tentava dominar os demais, criando um sistema de controle centralizado.
O imperialismo europeu da Era Moderna é caracterizado pela expansão colonialista sobre territórios de ultramar. Os sistemas imperialistas foram estruturados, segundo a doutrina domercantilismo: cada metrópole buscava controlar o comércio de suas colônias para monopolizar os benefícios conseguidos.
Em meados do século XIX, surgiu uma outra variante, o imperialismo de livre câmbio. No entanto, esta modalidade logo desapareceria: antes do final do século XIX, as potências européias haviam voltado a praticar a anexação territorial, expandindo-se pela África, pela Ásia e pelo Pacífico.
A partir do fim da II Guerra Mundial, e da dissolução da maior parte dos impérios, passou a prevalecer o que pode ser qualificado como imperialismo econômico moderno: por exemplo, o que é exercido pelos Estados Unidos sobre determinadas nações do Terceiro Mundo. Do mesmo modo, as potências européias continuam a interferir na vida política e econômica de suas antigas colônias.
Os movimentos imperialistas da Idade Moderna e da Idade Contemporânea não devem ser confundidos. Apesar de ambos objetivarem o enriquecimento de nações poderosas através da exploração de países fracos, apresentam muitas diferenças, como se observa no quadro seguinte. ANTIGO SISTEMA COLONIAL IMPERIALISMO CONTEMPORÂNEO
Época séculos XV-XVIII séculos XIX-XX
Contexto capitalismo comercial capitalismo industrial
Forma domínio político domínio político (formal) domínio econômico (informal)
Região América Ásia e África (formal) América (informal)
Objetivos metais preciosos produtos tropicais mercado consumidor matérias-primas básicas campo de investimento
A Inglaterra era a maior potência colonial: em

Relacionados

  • O que é imperealismo
    1766 palavras | 8 páginas
  • República Velha
    6948 palavras | 28 páginas