O impacto negativo do tabagismo na gestação e para o concepto

Páginas: 5 (1168 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO









O IMPACTO NEGATIVO DO TABAGISMO NA GESTAÇÃO E PARA O CONCEPTO.










São Paulo
2013

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO









O IMPACTO NEGATIVO DO TABAGISMO NA GESTAÇÃO E PARA O CONCEPTO.


Orientadora: Alice Muglia

Trabalho apresentado a Universidade
Nove de Julho referente ao Trabalho de Conclusão
de Curso paraobtenção do Título de pós graduação
Enfermagem em UTI pediátrica e neonatal











São Paulo
2013
INTRODUÇÃO
Os primeiros estudos sobre os efeitos negativos do fumo durante a gestação foi citado por volta de 1957 1, desde então, estudos nacionais vêm evidenciando a importância de se falar sobre o tabagismo na gestação, explanando o impacto negativo neste período devido o hábito defumar, e os riscos de complicações para o concepto. O tabagismo é considerado uma doença crônica, devendo o fumante ser tratado como um dependente químico. Estima-se que no Brasil uma em cada quatro gestantes seja fumante e, mesmo com programas específicos voltados à interrupção do fumo na gravidez 2, cerca de metade delas não consegue parar de fumar, sendo evidenciado que o maior número degestantes fumantes se encontram entre adolescentes e jovens 3 . Composto por diversas substâncias prejudiciais à saúde, o cigarro possui a nicotina, sendo a principal responsável pelos efeitos negativos na gravidez 2, podendo afetar o crescimento e desenvolvimento do feto 4, e influir na mortalidade perinatal 5.

OBJETIVO
Analisando os malefícios do tabagismo, o presente estudo propôs como objetivocentral destacar o impacto negativo do tabagismo na gestação e para o concepto.

METODOLOGIA
Todos os dados utilizados no presente estudo de revisão de literatura foram coletados pela base de dados Bireme (Biblioteca Virtual de Saúde) – Lilacs (Literatura Latino – Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Selecionamos artigos com assunto tabagismo, gravidez, complicações na gravidez, pesoao nascer, recém-nascido de baixo peso. No período de tempo: 1985-2011. Idioma: português. Tipo de documento: Artigo. País/ região como assunto: Brasil. Limite: Humanos.
Palavra-chave: gestação, tabagismo.

DESENVOLVIMENTO
Os meios pelos quais o tabagismo afeta a gestação não estão totalmente esclarecidos. Porém o hábito de fumar materno durante a gestação aumenta a incidência de abortos,influência no crescimento e desenvolvimento do feto, resultando em menor peso e altura ao nascer, quando comparados ao peso e altura dos filhos de não fumantes, sendo que gestantes fumantes têm aproximadamente duas vezes mais chances de gerar um bebê de baixo peso, com 2.500kg ou menos, comparadas as que permaneceram abstinentes por toda gestação, e os filhos de fumantes tendem a pesar 150g a 350g amenos ao nascer. Os recém-nascidos pequenos para a idade gestacional (PIG) são, mais frequentemente, filhos de mães fumantes e que recém-nascidos grandes para a idade gestacional (GIG) de mães não fumantes 1.
Segundo Benicio, o tabagismo na gestação e a ausência de assistência pré-natal, particularmente em mães de "baixa escolaridade", são fatores cujo controle exerceria importante decréscimo naincidência de recém-nascidos de baixo peso 6.
Gestantes fumantes têm maiores riscos de seus recém-nascidos sejam prematuros, devido danos biológicos celulares e moleculares por diversas substâncias tóxicas contidas no cigarro, sendo uma das principais a nicotina, que pode provocar a vasoconstrição dos vasos uterinos, causando redução da oferta de oxigênio e nutrientes para o feto 4 .
Ainsuficiência útero-placentária tem sido uma das principais responsáveis pelo retardo do crescimento fetal, gestantes que fumaram durante toda gestação tiveram seus recém-nascidos com medidas antropométricas reduzidas, em média de 0,94 cm no comprimento, e de 0,69 cm no perímetro cefálico, e os piores indicadores antropométricos, especialmente baixo peso ao nascer, estão expostos a maior risco de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tabagismo e gestação
  • Tabagismo na gestação
  • Impacto do Tabagismo
  • IMPACTOS AMBIENTAIS NEGATIVOS E POSITIVOS
  • Impacto ambiental Negativo
  • impactos positivos e negativos da tecnologia
  • impactos ambientais positivos e negativos
  • Impactos negativos do turismo cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!