O Impacto ecol gico no surgimento de agrotoxicos na

602 palavras 3 páginas
O Impacto ecológico no surgimento de agrotoxicos na agricultura 

Para começar essa discussão, precisamos saber o que são os agrotóxicos. Esse tipo de produto é um composto químico cujo princípio ativo acaba com diversos tipos de pestes (daí vem o nome pesticida) que prejudicam a produtividade agrícola de uma cultura. 1. Os BACTERICIDAS destinam-se ao controle de doenças causadas por bactérias.
 2. Os NEMATICIDAS são destinados ao controle de nematóides.  3. Os HERBICIDAS são os defensivos destinados ao controle do mato.
 4. Os FUNGICIDAS são usados no controle de doenças causadas por fungos.
 5. Os INSETICIDAS destinam-se ao controle dos insetos.  6. Os ACARICIDAS são os defensivos destinados ao controle de ácaros.




O trabalho agrícola pode ser considerado uma prática perigosa na atualidade. Dentre os vários riscos ocupacionais, destacam-se os agroquímicos que são relacionados a intoxicações dos seres vivos e diversos outros danos na agricultura. O consumo de agrotóxicos gera um círculo vicioso: quanto mais se usa, maiores são os desequilíbrios provocado e maior a necessidade de uso, em doses mais intensas, de formulações cada vez mais tóxicas.



Um dos problemas mais comuns é a contaminação do solo, de lençóis freáticos e de rios e lagos. Quando o agrotóxico é utilizado, ele chega ao solo e a chuva, ou o próprio sistema de irrigação da plantação, facilita a chegada dos pesticidas aos corpos de água, poluindo-os e intoxicando toda vida lá presente.

Contaminação de rios e lagos 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
(EMBRAPA) realizou um trabalho para quantificar os desperdícios que ocorrem durante as pulverizações (CHAIM, 2003) em culturas rasteiras e foi observado em estádio inicial da cultura do feijão que apenas 12% do ingrediente ativo atinge a planta e 73% o solo e 15% evapora para o meio ambiente dando uma perda de 88% e no geral uma média de 37% dos agrotóxicos aplicados retidos nas plantas e 24,8 % vai para o ar e áreas

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas