O impacto do turnover na Setam

2758 palavras 12 páginas
O IMPACTO DO TURNOVER NA ORGANIZAÇÃO SETAM LTDA.

1 INTRODUÇÃO
Numa economia marcada notadamente pela constante inovação tecnológica e consequentes avanços nos processos produtivos e gerenciais o fator humano torna-se decisivo na consolidação das organizações no mercado. Reter os talentos presentes na organização torna-se fator chave para a conquista dos objetivos estabelecidos pela organização. Nesse contexto, França; Gustavo (2002, p. 404) ressalta a necessidade dos gestores garantirem aos seus funcionários uma boa condição de vida no trabalho com justas remunerações e benefícios, tarefas desafiadoras e um estilo de gestão que prime pelo desenvolvimento das competências e habilidades do funcionário.
Este trabalho tem por finalidade responder a seguinte questão: quais fatores geram o turnover na organização e quais os seus impactos.
Por turnover, segundo Chiavenato (2009), entende-se “o volume de pessoas que ingressam e que saem da organização”.
A rotatividade de pessoas numa organização é medida pelo percentual de admissões e desligamentos em confronto com o número médio de membros da organização em um dado período de tempo. Geralmente estes índices são analisados mensalmente ou anualmente a fim de se estabelecer parâmetros comparativos dos resultados que resultarão em diagnósticos para ações corretivas ou preditivas conforme Chiavenato (2009).
O turnover está diretamente ligado diretamente ao que ocorre no mercado de trabalho, ou seja, se a oferta de vagas é intensificada a tendência é que a rotatividade das pessoas aumente.

2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Reconhecer o principal fator causador de Turnover na empresa Setam Ltda.

2.2 Objetivos Específicos
1. Identificar os motivos dos desligamento dos colaboradores.
2. Descrever as ferramentas utilizadas pela empresa para a diminuição do Turnover.
3. Analisar os resultados obtidos por meio de pesquisa realizadas no setor de Recursos

Relacionados