O impacto das organizações

Páginas: 17 (4103 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
[pic]

Universidade Estácio de Sá – Campus Resende
Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos
Aluno: Anderson Duarte Correia – Matrícula: 201207014958
Disciplina: Introdução à Administração

Proposta: fazer um resumo do Capítulo 1 do Livro “Organizações: estruturas, processos e resultados – 8ª Edição” de Hall, Richard H. e, ainda, responder as duas questões ao final do mesmo._____________________________________________________________________________

Capítulo 1 – O impacto das organizações

Visão Geral

O primeiro capítulo do livro “Organizações: estruturas, processos e resultados” foca no porque da existência de organizações e na relação que há entre estas e os indivíduos. Considerando os seus impactos nas mais diversas atividades cotidianas de umadeterminada comunidade evoluindo para a sociedade em geral. Quais são seus benefícios e malefícios? Como as organizações podem trazer uma mudança social? Quais são os impactos trazidos por organizações multinacionais, como corporação, igrejas e exércitos?Afinal: Por que estudar as organizações? É o que veremos a seguir.

Por que estudar as organizações?

O estudo das organizações é realizadoporque, ao longo da vida, tornamo-nos parte essencial delas, do nascimento à morte. É praticamente impossível escapar delas.
A maneira mais comum de justificar o que foi dito acima é imaginar a participação das organizações em nossas vidas. Ao pensar nas atividades que realizamos diariamente, facilmente perceberemos, de uma maneira ou de outra, a influência das organizações nelas.
Umexemplo mais objetivo é a leitura deste livro. Podemos fazê-lo por um interesse pessoal, mas, também por uma exigência organizacional de um professor ou universidade.
Diante do exposto, a análise criteriosa das organizações se torna um tema sério e importante. Não se trata apenas de um exercício acadêmico, pois as organizações são continuamente analisadas sob diversas perspectivas.
A análiseorganizacional ocorre nos níveis elevados, como nos níveis mais simples. Num nível mais elevado, podemos citar como exemplo, as eleições presidenciais de um determinado país, trata-se da avaliação de uma organização. Num grau mais simples, a avaliação por parte de clientes, na qualidade das lojas e de suas mercadorias.
Levando-se em consideração que as organizações produzem benefícios emalefícios, nos deparamos com a segunda resposta de nossa pergunta inicial: estudamos organizações porque estas produzem impactos. Ao mesmo tempo que as organizações podem causar ódio, elas também podem disseminar a esperança, não que estes impactos sejam intencionais. A nós cabe analisar as consequências destas ações nos indivíduos, em suas diversas categorias.
Antes de nos aprofundarmos nestesimpactos, devemos levar em consideração que nem tudo é organizacional. Os sentimentos e emoções humanos, por exemplo, pertencem a cada individuo, mesmo que exteriorizado pelas experiências organizacionais.
Neste ponto, dois aspectos sobre o tamanho organizacional são importantes. Primeiro, bens e serviços fornecidos anteriormente por pessoas isoladas ou pequenas organizações estão, cada vez mais, sendofornecidos e prestados por grandes organizações, que, muitas vezes são filiais de organizações ainda maiores (Danet, 1981:382). Segundo, essa tendência em direção à consolidação e ao crescimento é desmentida pelo fato de que muitas organizações tem aplicado a técnica de downsizing, cuja meta principal é construir uma organização o mais eficiente e capaz possível, privilegiando práticas quemantenham a organização mais enxuta.

Por que temos organizações?

As organizações existem para que determinadas tarefas sejam executadas. Tarefas que indivíduos não poderiam desempenhar sozinhos. Em outras palavras, as organizações existem porque são mais eficientes do que indivíduos agindo independentemente.
Os economistas possuem um modelo simplificado, ou talvez demasiadamente simplificado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS IMPACTOS DA T.I NAS ORGANIZAÇÕES
  • Choque Entre as Gerações e Seus Impactos nas Organizações
  • O impacto das emoções nas organizações
  • Impacto da REgulamentação Governamental nas Organizações
  • O Impacto de TI nas Organizações
  • PLANOS ECONOMICOS E OS IMPACTOS NAS ORGANIZAÇÕES
  • Gestão de estoques e o impacto nas organizações
  • O impacto da tecnologia nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!