O impacto da violência doméstica contra crianças e adolescentes: o estudo de intervenção

Páginas: 9 (2003 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Artiania Siqueira da Silva
Higor Alexandre Marinho de Carvalho
Patrícia Siqueira da Silva Santos
Thaís Gomes Fernandes

O IMPACTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O ESTUDO DE INTERVENÇÃO

Trabalho de Conclusão de Cursoapresentado ao departamento de
Serviço Social da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS
como requisito parcial à obtenção do título de
Bacharel em Serviço Social.

ORIENTADORA: ??????????????????????????????

Itaperuna – RJ
1 - A FAMÍLIA E A CRIANÇA

A família é uma instituição sagrada e apresenta toda a estrutura da sociedade. É nela que ocorre todo o desenvolvimento de umacriança.

Por isso, o lar precisa ser um abrigo seguro e confiável. Mas não é isso que nossa realidade mostra; segundo os dados da Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância (SIPANI), 12% das 55,6 milhões de crianças menores de 14 anos são vítimas de alguma forma de violência doméstica por ano no Brasil. O número corresponde a uma média de 18.000 crianças por dia e dadosda UNICEF mostram que 80% das agressões físicas contra crianças e adolescentes foram causadas por parentes próximos.

Isso mostra que a família tem deixado de ser um abrigo seguro. Ao invés disso, o âmbito familiar tem se tornado um lugar de más experiências, por causa do abuso de violência por parte de pais irresponsáveis.

2 – VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: DISCIPLINA OU CASTIGO?

Azevedo e Guerra(2001, p.19), explicam que, quando se fala em bater nos filhos, costuma-se surgir algumas perguntas, e entre as respostas mais frequentes dos motivos dessa prática, estão duas justificativas: para discipliná-los ou castigá-los.

A palavra disciplina tem a mesma etimologia da palavra discípulo, que significa “aquele que segue”, tem origem de um termo latino que significa “instruir e educar”. Ocastigo é definido como sansão usada para reprimir uma conduta considerada incorreta. O castigo físico pune por determinado comportamento usando a tortura. Vemos que este não tem nada a ver com disciplina. Disciplinar é educar, ensinar e não punir. É neste conceito distorcido de disciplina da parte dos pais é que vemos o despreparo deles em educar seus filhos.

A violência domésticaconstitui-se em abuso de poder da parte dos pais ou responsáveis, onde a criança é tratada como um objeto e seus direitos essenciais são totalmente violados. A violência doméstica é caracterizada por Azevedo e Guerra (1995, p.77) como ação praticada por familiares ou responsáveis contra a criança e adolescentes. A mesma, causa danos físicos, psicológicos e sexuais, afeta a relação entre pais e filhos. Ascausas da violência doméstica são as mais diversas e suas consequencias podem deixar sequelas irreparáveis.

2.1 - VIOLÊNCIA FÍSICA

A violência física, Segundo Azevedo e Guerra (2007), corresponde ao emprego de força física no processo disciplinador de uma criança ou adolescente por parte de seus pais ou responsáveis.

“É considerada a forma mais comum de violência doméstica caracterizadapela punição repetitiva; como tapas, queimaduras, etc.” (AZEVEDO E GUERRA, 2005)

Entende-se por violência física, como citado, causar danos físicos como forma de disciplina da parte dos pais ou responsáveis. Diante de uma atitude indisciplinada dos filhos, os pais acabam agindo de forma cruel, às vezes até repetindo a forma em que foram criados, preferindo fazer uso da violência física ao invésdo diálogo.

2.2 - VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

A violência psicológica é uma das formas menos detectadas e mais lesiva de violência, além de ser a mais praticada pelos pais; nela, se utiliza a humilhação, críticas excessivas, cobranças excessivas e desencorajamento. Esse tipo de violência tende a afetar o potencial de superação da criança e do adolescente, fazendo-os se sentirem diminuídos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia domestica contra criança e adolescentes
  • Violência doméstica contra criança e o adolescente
  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE
  • Violencia Domestica Contra Criança e Adolescente
  • Violência doméstica contra crianças e adolescentes
  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE
  • VIOLENCIA DOMESTICA CONTRA CRIANCAS E ADOLESCENTES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!