O impacto da revolução científico-tecnológica no capitalismo contemporâneo

Páginas: 12 (2796 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2014
O presente trabalho é a respeito dos impactos da Revolução Cientifico-Tecnica e Acumulação de Capital, mais objetivamente, sobre as etapas a qual se trata do desenvolvimento tecnológico e sua relação com a acumulação capitalista contemporânea. As etapas estão elaboradas separadamente para o melhor entendimento. Elas podem ser entendidas como: invenção, a Inovação e a Difusão, como fontes damudança tecnologia e do crescimento econômico. Da qual tomamos como referência bibliográfica o livro escrito por Theotonio dos Santos, publicado pela Editoras Vozes em 1987 "Revolução Científico-Técnica e Acumulação de Capital".
Para explicar superficialmente (ao longo do trabalho explicitaremos de forma mais detalhada), de que forma as etapas responsáveis pelas mudanças tecnológicas e de que formaelas são responsáveis pelo crescimento econômico, por exemplo, podemos observar o mundo que nos cerca. Produtos como, celulares, computadores, TV's, com novos aparatos tecnológicos, às vezes ate então desconhecidos, ou que se quer imaginava que tal tecnologia seria possível, são lançados frequentemente ao mercado.
Deste ponto já podemos observar mudanças tecnológicas, o lançamento desses produtosao mercado que consequentemente leva à origem de novas indústrias, ramos e setores econômicos, criação de novos empregos, provocando assim profundos efeitos na economia e na sociedade. Esses novo produtos que são lançados ao mercado são frutos de intensas pesquisas científicas, que são feitas pelo estado através de centros estatais de pesquisa voltadas para interesses sociais e militar, atravéstambém das universidades que caracterizam-se em pesquisa de longo alcance e a longo prazo, a intervenção do Estado é que assegura o amplo processo de produção e a aplicação do conhecimento cientifico, pois as empresas empenham-se apenas ao desenvolvimento final dos produtos, ate porque não seria viável investir em pesquisa e desenvolvimento quando não se sabe ao certo o retorno de seu lucro, ouseja, os capitalistas apenas procuram integrar essa produção do conhecimento para converter em uma fração do capital. As pesquisas que consequentemente geram desenvolvimento tecnológico não são apenas para aperfeiçoar a base tecnológica existente e para as inovações de produtos a serem utilizados no mercado, mas também segue-se à criação de novos processos para a criação de produtos , ou seja, sãoincorporados à produção.
Algumas características importantes da evolução tecnologia é que dentro do modo de produção capitalista podemos observar uma crescente separação entre o trabalhador e os meios de produção, outra consequência também que vale ressaltar é os resultados dessas atividades do conhecimento são monopolizados pelas empresas. Portanto, veremos isso detalhadamente de forma inerentecada processo, as diferentes etapas que se da à produção do conhecimento e suas relações com as mudanças o crescimento econômico e de que forma se da à acumulação capitalista em nossa contemporaneidade que esta atrelada a esses processos de produção do conhecimento cientifico.

A Invenção

No instante em que é criado uma técnica de produção nova ou um novo bem de consumo final que até então nãoseria comum para o conhecimento existente da época, a este momento dá-se o nome de invenção.
Porém, o simples fato da invenção ser descoberta não garante que ela chegará ao mercado para o consumo final das pessoas. Para isso, é necessário que haja uma viabilidade econômica. Tal viabilidade esta na relação dos custos de produção, dos investimentos feitos para que fosse possível chegar a invenção,com o novo mercado que tal produto irá atender e seus respectivos ganhos. Se os custos da produção tiverem uma redução significante ou o novo produto tiver uma demanda garantida, a empresa em questão atingiria seu objetivo alcançando lucros maiores capazes de compensar o investimento anterior e gerar ganhos significativos também no futuro.
A etapa de invenção é constantemente controlada por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
  • Revolução tecnológica: impactos e perspectivas
  • A revolução cientifico-tecnológio e a expansão do capitalismo
  • Capitalismo contemporâneo
  • Capitalismo Contemporaneo
  • Capitalismo Contemporaneo
  • Capitalismo Contemporâneo
  • Revolução Tecnológica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!