o impacto da medicina,e agricultura e farmacologia no aumento da expectativa de vidda

1264 palavras 6 páginas
DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE

Faculdade : Fama Uniesp
Licenciatura: Pedagogia
Noturno : 3º Semestre
Profª : Regina Santana
Componente : Didática e Formação Docente
Angelita Moreto
Tamìris Gões do Nascimento
Raquel de Souza Silva
Sandra P. Alonso Bonaldo

Pedagogia Liberal Renovada

Introdução

Os pensadores da educação vêm procurando alternativas para que o processo de ensino-aprendizagem seja condizente com o paradigma atual de sociedade, bem como de aluno, família, professores e costumes. À medida que a sociedade evolui acaba exigindo um novo modelo de indivíduo que, por sua vez, acaba exigindo um novo modelo de educação. A educação aqui tratada é aquela oferecida em locais próprios de ensino, como as escolas, por exemplo.
Em relação ao contexto em que as pesquisas relacionadas à educação não param de acontecer, percebemos um grande e, aparentemente, irreversível paradoxo: quanto mais se encontra ‘soluções’ que prometem reerguer a educação mais ela continua a se afundar no abismo infinito da incredulidade e da ilusão.
No momento atual, a educação está sobrevivendo apenas da fama antes conquistada em algum momento do tempo e da história, onde o seu sucesso a elevou ao patamar de resolvedora suprema de todos os problemas. Porém, paralelamente, a sua eficácia tem sido bastante questionada e os êxitos cada vez mais próximos da extinção.

Tendência Liberal Renovada

Grandes mudanças, se comparada com a Tendência Tradicional (TT), podem ser percebidas na Tendência Liberal Renovada Progressivista (TLRP). Por exemplo, se antes o professor era o núcleo do processo de ensino-aprendizagem, a peça mais importante de todo esse processo, o protagonista, na TLRP esses papéis foram ofertados ao aluno. É ele agora quem ganha o enfoque principal. A educação é pensada para ele, mas também por ele.
No contexto acima, a educação tem como objetivo principal preparar os

Relacionados