O impacto da informáitica nas pessoas

3404 palavras 14 páginas
OS IMPACTOS DA INFORMÁTICA
Em menos de 30 anos, os computadores digitais tornaram-se uma parte integral da vida diária, assim como as redes privadas e a Internet, chegando ao ponto de estarem presentes em vários aspectos importantes das sociedades urbanas em todo o mundo, transformando irreversivelmente a forma como as pessoas realizam coisas e se relacionam umas com as outras. Trata-se de uma mudança sem precedentes na história das invenções, tendo sido chamado por muitos de "Revolução Digital". Atualmente, uma parcela crescente da população geral está entrando em contato cada vez mais freqüente com máquinas digitais e com a Web, e fazendo-o através de dispositivos incrivelmente potentes, versáteis, portáteis e de baixo custo.
As transformações acima citadas levaram a mudanças significativas nas relações de produção, na sociedade e na cultura. Além disso, a natureza da manipulação do conhecimento realizada pela TI envolve, em essência, uma lógica técnico-matemática de aplicabilidade transcontextual. Uma combinação tão crucial de fatores sugere fortemente que a interação com essas tecnologias traz impactos muito importantes para o pensamento humano.

A Teoria da Mediação Cognitiva

Compreendendo Relação Entre Informática e Pensamento
Como parte do seu trabalho de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco, o psicólogo Bruno Campello de Souza desenvolveu um modelo científico a partir da qual é possível se compreender como a tecnologia da informação interage com o pensamento humano e quais as conseqüências dessa associação. Trata-se da Teoria da Mediação Cognitiva, a qual foi validada através da observação de 3.700 alunos matriculados da 5a Série do 1° Grau até a 3a Série do 2° Grau de uma escola privada de classe média a alta na cidade do Recife. Um esboço desse trabalho é apresentado a seguir.

A Mediação Cognitiva

Para se compreender a interação entre seres humanos e os computadores é

Relacionados