O impacto da criança frente à hospitalização

Páginas: 13 (3153 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
O IMPACTO DA CRIANÇA FRENTE À HOSPITALIZAÇÃO








1.0 - INTRODUÇÃO

A partir do Século XIX nos países ocidentais, ao longo dos anos, a assistência à criança hospitalizada vem sofrendo transformações bem significativas,o que leva a refletir sobre os diversos aspectos ligados à internação infantil, e também, sobre o papel da família como suporte emocional. (Oliveira, Dantas e Fonseca, 2005).
Os mesmos autores fazem uma observação para as crianças adoecidas, elas tendem a ficar chorosas e consequentemente, mais apegadas e dependentes dos seus pais. Isso tende a piorar, se o seu estado de saúde for grave, pois,terá de se afastar de seus pais e familiares e ser submetida à diversos procedimentos, que para ela é estranho e assustador.
Diante desse fato, na qual a criança se sentirá assustada, torna-se necessário que o ambiente onde a criança estará inserida, ou seja, o ambiente hospitalar, fique mais humanizado e que o seu cuidado seja compartilhado entre a equipe que estará na prestação dos cuidados eseus familiares, o que levará a uma melhor identificação de suas necessidades e um atendimento único e integral. (Gomes e Erdmann, 2005).
Os mesmos autores salientam, que para se obter essa humanização na hora de prestar os cuidados, é preciso uma mudança nas ações com relação à abordá-la, incluindo a família neste contexto, em todas as unidades que prestam a assistência. Também colocam sobre anecessidade de uma atitude flexível da parte dos profissionais, de modo mais sensível e que saibam reconhecer as características e de cada um.
Deve-se entender a criança como um ser único, com vontades, desejos, medos e aflições. Para Quirino, Colllet e Neves, 2007, a internação de uma criança, implica em uma mudança, muitas vezes repentina na rotina de uma família e apresenta para elas, umevento ameaçador de sua segurança. Devido à isso, tem se buscado uma nova forma de assistir, trocando o foco totalmente destinado a criança e sua patologia por atendimento holístico e individualizado, considerando a família como atora deste cenário.
Ainda salientam, que novas diretrizes têm sido apontadas com relação a permanência dos pais constantemente no ambiente hospitalar e sobre sua participaçãonos cuidados prestados à seus filhos, visto que diante do assunto, a equipe de enfermagem, deve procurar criar um ambiente de compreensão, na qual seus cuidados serão, na maioria das vezes, compartilhado entre todos.
Também se torna importante para a equipe, conhecer a rotina da família, sua dinâmica e seus costumes, para que servirão de auxílio para lidar tanto com a criança, como, com seusfamiliares. ( Hayakawa, Marcon e Higarashi, 2009).
Muitos são os estudos sobre o reflexo da internação na criança e sua família, porém, com a tecnologia há cada vez mais uma preocupação com o cuidado técnico e sofisticado, empregando equipamento de alta geração para restabelecerem a saúde do infante, o que pode levar a um esquecimento do cuidado holístico, envolvendo a pessoa como ser e suas reaisnecessidades humanas.
Esta pesquisa trará uma reflexão sobre o impacto da internação para a criança e sua família, e permitirá que os enfermeiros que as assiste possam nortear suas ações de um modo integralizador, não somente técnico, mas também reconhecendo as necessidades psíquicas e emocionais dos atores deste cenário. As crianças e sua família estabelecerão um elo de confiança com oprofissional e se sentirão seguros e confiantes no cuidado que receberam. Neste contexto é preciso que novos estudos sejam realizados, a fim de desvelar outras facetas do cuidado integral.

2.0 - OBJETIVO

Descrever o impacto que as crianças sofrem frente à uma hospitalização
O impacto da hospitalização para a criança e sua família: ações do enfermeiro para minimizá-lo.
O que vc acha de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hospitalização da criança
  • Doenças que levam as crianças a hospitalização
  • Resenha sobre Hospitalização da Criança e Adolescente
  • A criança frente à escrita
  • Criança frente a morte
  • PDOFILIA IMPACTOS CAUSADOS NA VIDA DE UMA CRIANÇA
  • tcc o impacto da violencia fisica nas crianças
  • Impactos do trabalho precoce no desenvolvimento das crianças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!