O IMPÉRIO DE MALI

Páginas: 7 (1695 palavras) Publicado: 25 de junho de 2013
O IMPÉRIO DE MALI

Império da África Ocidental (perto do rio Níger), que dominou esta região nos séculos XIII e XIV. Este império foi osegundo mais extenso de três impérios consecutivos, incluindo o do Gana (c. 700-1240) e o do Songhai (séculos XV-XVI). O Império do Mali funcionou como modelo de governação para reinos posteriores depois do seu declínio, nosséculosXV e XVI.
Encontrava-se estrategicamente colocado junto de minas de ouro e de campos férteis para a agricultura próximos do rioNíger. Até meados do século XI, a região estava sob o domínio do Império do Gana. Em 1235, o pequeno Estado deKangaba, de Sundiata Keita, derrotou o vizinho reino do Soso na Batalha de Kirina. E o seu sucessor criou assim oImpério do Mali que a oeste se estendia até aooceano Atlântico e fazia fronteira a sul com as terras de Bondu eBambuk, a este ultrapassava o rio Níger e a norte ia até às minas do Sara.
A cidade de Niani terá sido a capital do império, que nos seus tempos áureos era uma confederação de três estados(Mali, Mema e Wagadou) e 12 províncias.
A herança do Mali reflete se nas semelhanças culturais entre os povos Mande, sobretudo daqueles que falammalinke,bambara e soninke, e que continuam a ocupar a maior parte da África Ocidental.







Na antiguidade, o território do atual Mali foi sede de três grandes impérios da África Ocidental, que controlava o comércio do sal, do ouro, matérias-primas e outros bens preciosos. Estes reinos careciam tanto de fronteiras geopolíticas como de identidades étnicas. O primeiro destes impérios foi oImpério Gana, fundada pelo povo soninke, que falavam línguas mandês. O reino expandido através da África Ocidental desde o século VIII até 1078, quando foi conquistado pelos almorávidas.
O Império Mali formou-se logo então na parte superior do Rio Níger e chegou a sua força máxima durante o século XIV. Sob o reinado do Império do Mali, as antigas cidades de Djenné e Timbuktu foram importantescentros comerciais e islâmicos. O reinado declinou posteriormente como resultado de conflitos internos, e foi finalmente substituído pelo Império Songhai. O povo songhai é originário do noroeste da atual Nigéria. O Império Songhai tinha sido há muito tempo um poder na África Ocidental sob o controle do Império de Mali.
Ao final do século XIV, o Império Songhai ganhou a independência do Império doMali, abrangendo a extremidade oriental do império. A queda deste império foi o resultado da invasão berbere em 1591, que marcou o fim do papel regional da encruzilhada comercial. Após o estabelecimento de rotas marítimas pelas potências europeias, a rotas comerciais transaarianas perderam relevância.
Na era colonial, Mali ficou sob o controle francês no fim do século XIX. Rumo a 1905, toda a suaárea estava sob controle francês, fazendo parte de Sudão Francês. No início de 1959, Mali e Senegal se uniram, tornando-se a Federação do Mali. A Federação do Mali conquistou a sua independência da França em 20 de agosto de 1960, onde a retirada da federação senegalesa permitiu que a ex-República do Sudão formasse a nação independente do Mali, e, 22 de setembro de 1960. Modibo Keita, que foi chefede governo da Federação do Mali até sua dissolução, foi eleito o primeiro presidente. Keita rapidamente estabeleceu um único estado à parte, adotando uma orientação africana independente e socialista de fortes laços com o oriente, e realizou uma ampla nacionalização dos recursos econômicos.

Em 1968, como resultado de um crescente declínio econômico, o mandato de Keita foi derrubado por umsangrento golpe militar liderado por Moussa Traoré. O regime militar subsequente, de Traoré como presidente, tentou realizar reformas econômicas. Apesar disso, seus esforços foram frustrados pela instabilidade política e uma devastadora seca que ocorreu entre 1968 e 1974. O regime Traoré enfrentou distúrbios estudantis que começaram no final dos anos 70, e três tentativas de golpe. No entanto, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imperio Mali
  • império de mali
  • Império do Mali
  • Império Mali
  • Imperio Mali
  • Imperio Mali
  • Império do Mali
  • O império do mali e o reino do congo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!