O império de carlos magno

Páginas: 6 (1436 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2012
Introdução


Os Francos e Carlos Magno são importantes ícones históricos, intimamente ligados à conquistas, avanços. É possível notar este fato apenas observando a fama que estes têm até hoje.
Os Francos formavam uma das tribos germânicas que viveu no espaço do Império Romano e estabeleceram um reino duradouro na área que cobre a maior parte da França dos dias de hoje e na região daFrancônia, na Alemanha.
Carlos Magno nasceu em meados do ano 742, e viveu até 814. Foi o rei dos francos entre 768 e imperador do ocidente (Imperatur Romanorum) entre 800 até a sua morte em 814. Ele expandiu o Reino Franco até que ele se tornasse o Império Carolíngio, Durante o seu reinado, ele conquistou o Reino da Itália e foi coroado Imperator Augustus pelo papa Leão III em 25 de dezembro de 800.
Seureinado também está associado com a chamada Renascença carolíngia, um renascimento das artes, religião e cultura por meio da Igreja Católica. Por meio de suas conquistas no estrangeiro e de suas reformas internas, Carlos Magno ajudou a definir a Europa Ocidental e a Idade Média na Europa. Ele é chamado de Carlos I nas listas reais da Alemanha, do Sacro Império Romano Germânico e na França.
Assimsendo, a importância história de Carlos Magno e os Francos é muito grande, pois a história ficou marcada por seus feitos.

Os Francos

Os francos formavam uma das tribos germânicas que adentraram o espaço do Império Romano a partir da Frísia como foederati e estabeleceram um reino duradouro na área que cobre a maior parte da França dos dias de hoje e na região da Francônia na Alemanha, formandoa “semente histórica” de ambos esses países modernos.
O reino franco passou por várias partilhas e repartições, já que os francos dividiam sua propriedade entre os filhos sobreviventes, e como não tinham um senso amplo de uma res publica (expressão latina que significa literalmente "coisa do povo", "coisa pública". É a origem da palavra república), conceberam o reino como uma grande extensão deuma propriedade privada. Essa prática explica em parte a dificuldade de descrever com precisão as datas e limites físicos de quaisquer dos reinos francos e quem reinou sobre as várias seções. A retração da alfabetização enquanto os francos reinaram agrava o problema: eles produziram poucos registros escritos. Em essência, no entanto, duas dinastias de líderes sucederam uma a outra, primeiro osmerovíngios e depois os carolíngios.




Os carolíngios
O reinado dos carolíngios começa tradicionalmente com a deposição do último rei merovíngio, com consentimento papal, e ascensão em 751 de Pepino, o Breve, pai de Carlos Magno.
Pepino reinou como um rei eleito. Embora tais eleições ocorressem raramente, uma regra geral da lei germânica declarava que o rei dependia do apoio de homenslíderes. Esses homens reservavam o direito de escolher um novo líder se eles sentissem que o velho não podia liderá-los numa batalha proveitosa. Embora mais tarde na França o reinado tenha se tornado hereditário, os reis do Sacro Império Romano provaram-se incapazes de abolir a tradição eleitoral e continuaram como reis eleitos até o término formal do império em 1806.
Pepino solidificou sua posição em754 ao entrar numa aliança com o Papa Estêvão III, que apresentou ao rei dos francos uma cópia da forjada "doação de Constantino" em Paris e numa magnífica cerimônia em Saint-Denis ungiu o rei e sua família e os declarou patricius Romanorum ("protetores dos romanos"). No ano seguinte Pepino cumpriu sua promessa ao papa e recuperou o exarcado de Ravenna, que havia caído recentemente nas mãos doslombardos, e o devolveu não para o imperador bizantino de novo, mas para o papado. Pepino doou as áreas reconquistadas em volta de Roma para o Papa, traçando a fundação para os estados papais na "doação de Pepino" que ele colocou sobre o túmulo de São Pedro. O papado teve bons motivos para esperar que a monarquia franca refeita fosse prover uma base de poder deferente (potestas) na criação de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • império de Carlos magno
  • os francos e o imperio carlos magno
  • Império de Carlos Magno e os Francos
  • Os francos e o Império de Carlos Magno
  • imperio de carlos magno
  • O reino dos francos e o Império de Carlos Magno
  • Carlos Magno o rei que formou um imperio
  • Historia medieval, queda do império romano e carlos magno.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!