O Império Bizantino

Páginas: 6 (1388 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
O Império Bizantino
No século IV o Império Romano percebeu que estava com sinais de queda de poder no ocidente promovido pela invasão dos bárbaros, logo o imperador Teodósio dividiu Roma em duas partes (a parte Ocidental e Oriental) e transferiu a capital do império romano para a cidade oriental de Bizâncio com o poder de Constantino que passou a ser chamada de Constantinopla, o objetivo eramelhorar a defesa do Império contra os ataques. Esta mudança significou a queda do poder no ocidente em 476 quando Roma Ocidental cai diante dos bárbaros logo só resta a Roma Oriental, porém também teve a facilidade de comércio na nova cidade por se situar entre o mar Negro e o mar Mármara, logo a cidade foi transformada virando assim uma nova Roma, o Império Bizantino durou de 330 a 1453 (ano emque Maomé II conquistou a cidade de Constantinopla).
Com a queda de Roma o império Bizantino (Roma Ocidental) torna-se independente, mas mesmo assim se mantém fiéis aos princípios romanos.
A hierarquia da sociedade bizantina era dividida em grupos: no topo estava o imperador e sua família, abaixo a nobreza formada pelos assessores do rei, logo após estava o clero e depois desta a elite formada porricos fazendeiros, banqueiros, comerciantes, funcionários públicos e donos de oficinas. As camadas intermediárias eram compostas por agricultores, pequenos comerciantes, artesãos e o baixo clero. As camadas pobres eram compostas pela maioria da população camponesa, servil e escrava.
Economia e Sociedade Bizantina
Devido a sua localização, Constantinopla tornou-se o local de ligação da culturale comercial entre o Ocidente europeu com o Oriente. A cultura Bizantina mescla a cultura latina- romana com a cultura grego-helênica, Em Constantinopla os tecidos, joias, objetos de ouro e marfim, artesanato e agricultura fizeram com que prospera- se economicamente.
A arte Bizantina
Como fruto da riqueza acumulada pela economia, os governantes bizantinos começaram a investir em modernização doimpério, muralhas, palácios e igrejas foram construídas; com a junção dos conhecimentos artísticos ocidentais com a arte oriental deu origem a Arte Bizantina.
Na pintura, o destaque são os mosaicos e na arquitetura as construções com cúpulas e mosaicos que impressionam pela riqueza dos detalhes ornamentais como a Igreja De Santa Sophia.
A Arte:
A partir do reinado de Constantino e depois aoficialização por Teodósio, a religião predominante foi o cristianismo, logo usavam-na para que tivesse um importante papel como difusor didático da fé e ao mesmo tempo demonstrar a grandeza do imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus, logo usavam muito a religião em seus mosaicos.
Arquitetura:
O império bizantino tinha caráter teocrático, logo o destaque da arquiteturaera a construção de igrejas, logo a necessidade de construir igrejas monumentais e espaçosas determinou a utilização e necessidade de cúpulas sustentadas por colunas onde haviam capitéis trabalhados e decoradas com revestimento de ouro, destacando a influência grega.
A Igreja de Santa Sofia é o mais grandioso exemplo dessa arquitetura, onde trabalharam mais de dez mil homens durante quase seisanos. Por fora o templo era muito simples, porém internamente apresentava grande suntuosidade, utilizando-se de mosaicos com formas geométricas, de cenas do Evangelho.
Destaca-se na escultura o trabalho com o marfim, principalmente os dípticos, obra em baixo relevo, formada por dois pequenos painéis que se fecham, ou trípticos, obras semelhantes às anteriores, porém com uma parte central e duaspartes laterais que se fecham.
Mosaicos:
Conquistada no reinado de Justiniano, é feito com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede, serviu para retratar o imperador ou a imperatriz, destacando também figuras de profetas.
A Religião Bizantina:
O império Bizantino herdou de Roma o cristianismo, porém com o passar do tempo, o cristianismo de Constantinopla ficou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imperio bizantino
  • Império Bizantino
  • O império bizantino
  • Imperio bizantino
  • Império bizantino
  • Imperio bizantino
  • O Império Bizantino
  • Império bizantino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!