O Império Bizantino

Páginas: 27 (6514 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

REPÚBLICA DE ANGOLA
UNIVERSIDADE KATYAVALA BWILA
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE BENGUELA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS



HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA


TEMA:
O IMPÉRIO BIZANTINO





Grupo nº 1
2º Ano
História/Pós-laboral

O Docente:
Msc. J. D. Pinheiro




BENGUELA, AGOSTO DE 2014



REPÚBLICA DE ANGOLA
UNIVERSIDADE KATYAVALA BWILAINSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE BENGUELA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS



HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA


TEMA:
O IMPÉRIO BIZANTINO


Elementos do grupo:
1- Isaac
2- Mampassi
3- Maria
4- Pedro
5- Valdez

O Docente:
Msc. J. D. Pinheiro


BENGUELA, AGOSTO DE 2014
PENSAMENTO
A História é a testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestre da vida,anunciadora dos tempos antigos.
Cícero
DEDICATÓRIA
Dedicamos este modesto trabalho às pessoas que fazem do ensino e aprendizagem o seu dia-a-dia neste vasto campo do saber.
Dedicamos também a todos que de forma directa ou indirecta contribuíram para que este trabalho fosse realidade.


AGRADECIMENTO
É com elevada honra e estima que temos a agradecer em 1º lugar ao nossocompanheiro de luta, aconselhador incansável Deus todo-poderoso, sem esquecer ao docente da cadeira, professor Msc. J. D. Pinheiro, pela sua maneira de transmitir os seus conhecimentos.
A todos aqueles que directa ou indirectamente fizeram com que este trabalho fosse uma realidade, a todos o nosso muito obrigado.

ÍNDICE






INTRODUÇÃO
No século IV o Império Romano dava sinais claros daqueda de seu poder no ocidente, principalmente em função da invasão dos bárbaros (povos germânicos) através de suas fronteiras. Diante disso, o Imperador Constantino transferiu a capital do Império Romano para a cidade oriental de Bizâncio, que passou a ser chamada de Constantinopla. Esta mudança, ao mesmo tempo em que significava a queda do poder no ocidente, tinha o seu lado positivo, pois alocalização de Constantinopla, entre o mar Negro e o mar Mármara, facilitava muito o comércio na região, facto que favoreceu enormemente a restauração da cidade, transformando-a em uma Nova Roma.
O Império Bizantino foi a continuação do Império Romano durante a Antiguidade Tardia e Idade Média. Sua capital foi Constantinopla hoje em dia conhecida como Istambul, originalmente conhecida comBizâncio. Inicialmente parte oriental do Império Romano, sobreviveu à fragmentação e ao colapso do Império Romano do Ocidente.
As fronteiras do império mudaram muito ao longo de sua existência, que passou por vários ciclos de declínio e recuperação. Durante o reinado de Justiniano, alcançou sua maior extensão após reconquistar muito dos territórios mediterrânicos antes pertencentes à porção ocidental doImpério Romano.

O Império Bizantino
Origem
Depois da queda de Roma, o Império Romano do Oriente, com sede em Constantinopla, continuou existindo por mais de mil anos (de 330 a 1453). Durante esse longo período, sua vida política, económica, cultural e militar foi extremamente agitada, chegando a dominar quase todo o Mediterrâneo e a conquistar a Itália, avançando rumo aos reinos eslavos e aoOriente. Entretanto, embora se declarasse o autentico herdeiro de Roma, suas características económicas e culturais tornaram-no cada vez mais diferente da Europa ocidental.
Bizâncio, nome de uma antiga cidade-colónia grega fundada no século VII a.C., localiza-se num ponto privilegiado: exactamente entre o Mar Negro e o Mar Mediterrâneo, no encontro da Europa e da Ásia. Boa parte do comércioentre os dois continentes passava obrigatoriamente por lá. No ano 330 o imperador Constantino escolheu essa cidade como capital do Império Romano do Oriente, denominando-a Constantinopla. A escolha decorreu justamente de sua localização estratégica. Ainda hoje, porém, os historiadores se referem à cidade pelos dois nomes: Constantinopla e Bizâncio, dai Império Bizantino.
Durante a Idade Média,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imperio bizantino
  • Império Bizantino
  • O império bizantino
  • Imperio bizantino
  • Império bizantino
  • Imperio bizantino
  • O Império Bizantino
  • Império bizantino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!