O Império Assírio

Páginas: 7 (1576 palavras) Publicado: 28 de abril de 2014
O Império Assírio


Fabíola Mathias
Professor- Robson Heinzen
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (HID0172) – Prática do Módulo II
03/07/12


RESUMO

Uma Antiga civilização sumeriana se fixou perto do curso superior do rio Tigre e ali se miscigenou com outros povos migrantes. Desta fusão resultou um povo que ficou conhecido como assírio. Ate 1450 a.C. ,elesdominaram todo o império babilônico setentrional, mas as provas históricas sobre esse período são bastante escassas. No entanto, os assírios passaram para a História como um dos povos mais belicosos e militaristas da antiguidade oriental.


Palavras-chave: Império. Assírio. Assur.


1 INTRODUÇÃO

Os assírios, de origem semita, rudes, nômades, pastores e caçadores, foram vassalos dosbabilônicos por muito tempo. As lutas contra os indo-europeus favoreceram a sua ascensão, levando-os a formar um pequeno reino com sede em Assur, transferida, mais tarde, para Nínive. A belicosidade do povo, a aridez do solo e a explosão demográfica contribuíram para as conquistas assírias e a formação de um poderoso império.

Os soberanos assírios que mais se destacaram na luta pela expansão foram:SargãoII, fundador da Dinastia dos Sargônias; Senaqueribe e Assurbanipal. Embora, em teoria, fosse monarca absoluto, na realidade os nobres e cortesãos que o rodeavam, assim como os governadores que nomeava para administrar as terras conquistadas, tomavam frequentemente decisões em seu nome.

Guerreiros ferozes, os assírios impunham a dominação pelo terror. Saqueavam e destruíam, massacravam osvencidos. Os revoltosos sofriam terríveis torturas. O apogeu assírios ocorreu nos reinados de SargãoII, senaqueribe e Assurbanipal(668-626 a.C.), que tomou Tebas. A crise começou quando os egípcios se libertaram. Seguiram-se rebeliões na Fenícia, na Babilônia e em Elam, a leste da Baixa Mesopotâmia. Em 612 a.C., os medos, povo oriundos das margens do Mar Cáspio, tomaram Assur Nínive, pondo Fim aoImpério Assírio.


2 DESENVOLVIMENTO




Localizado na região leste da Alta Mesopotâmia. Entre o rio Tigre e as montanhas Zagros. Seus domínios se estenderam de Elam até as fronteiras do Egito. Seu ápice foi com o rei Sargão II (722 - 705 a.C.). Com seu forte exército dominaram os israelitas, babilônios e egípcios, mas não aguentaram a pressão de um levante em Elam, juntamente com um naBabilônia, dando a oportunidade para os egípcios recuperarem sua liberdade. Logo em seguida, os medos, povo aliado aos caldeus e aos citas tomaram a capital Nínive e a destruíram, alguns dizem em 612 e outros em 606 a.C. Os assírios formaram o maior império, até então criado, antes do Império Romano.

O povo assírio resulta da mestiçagem entre as tribos de semitas chegadas da Samaria (região daPalestina) e os povos do norte do rio Tigre. A principal contribuição cultural assíria ocorreu no campo da arte e da arquitetura, especialmente no período neoassírio (1.117 a 612 a.C.). Sargão II, que reinou entre 722 - 705 a.C., ergueu palácios, templos e residência de alto luxo e esmerado padrão artístico. Os grandes zigurates foram a principal forma de arquitetura religiosa assíria, com tijoloscoloridos e vitrificados. Posteriormente, Sennakerib, filho de Assurbanipal, que reinou de 705 a 681 a.C., mudou a capital para Nínive em 701 a.C.

Observe que a Assíria está localizada numa espécie de passagem; Assur na língua da região (daí o nome Assírio), Ao que tudo indica o fato de a Assíria ser uma região de passagem, portanto sempre sujeita a invasões, foi responsável pela constante preparaçãodeste povo para a guerra.


ECONOMIA, SOCIEDADE E POLÍTICA.

A economia Assíria era baseada na agricultura, no comercio e, principalmente, nas “rendas” vindas das guerras. Os Assírios desenvolveram o arado de ferro, os carros de guerra, as lanças e outras armas do mesmo metal, ainda pouco utilizado por outros povos.

Na Assíria, a sociedade estava dividida em varias camadas. A camada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O IMPÉRIO ASSÍRIO
  • Reis do imperio assírio
  • Assírios
  • Assirios
  • Assírios
  • Assírios
  • Assirios
  • Assirio e caldeus:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!