O IDOSO E A ASSISTÊNCIA FAMILIAR: UMA ABORDAGEM DA FAMÍLIA CUIDADORA ECONOMICAMENTE DEPENDENTE DO IDOSO

5553 palavras 23 páginas
O IDOSO E A ASSISTÊNCIA FAMILIAR: UMA ABORDAGEM DA FAMÍLIA
CUIDADORA ECONOMICAMENTE DEPENDENTE DO IDOSO Priscila Matos Fernandes RESUMO: Esta pesquisa caracterizou-se por um estudo exploratório, descritivo, numa abordagem qualitativa que teve como objetivo analisar a relação familiar do idoso cujos cuidadores dependem economicamente de seus recursos financeiros. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. O universo da pesquisa foi de 09 (nove) idosos internados na clín ica médica, distribuídos em nove enfermarias para tratamento de doenças variadas, com ex ceção das infecto-contagiosas e cirúrgica. A amostra da pesquisa foram os idosos co m idade igual ou superior a 60 anos, com acompanhantes (direito assegurado pela legisl ação específica), que possuem algum tipo de benefício previdenciário e suas famílias cuidadoras são dependentes economicamente do mesmo. Foram elaboradas três categorias analíticas: a família, o idoso e a política social do idoso. 1. INTRODUÇÃO:
Numericamente os idosos têm aumentado significativamente nos últimos anos, pois a velhice é uma etapa do ciclo da vida que uma parcela crescente da população brasileira vem alcançando e desfrutando por mais tempo, em virtude do aumento da expectativa de vida e do acelerado envelhecimento populacional do país nas últimas décadas. Segundo
Brito e Ramos (1996), esta mudança no perfil demográfico, iniciada na segunda metade dos anos 70, quando houve um declínio da taxa de natalidade, a ponta que no ano de 2025 existirá, no Brasil, aproximadamente 30 mil hões de idosos, que representarão 15 % da população total.
Segundo Caldas (1998), tal fato tem despertado a atenção para os problemas enfrentados pelos idosos e mostrando a necessida de de se garantir condições que propiciem o envelhecimento com dignidade.
Apesar dos esforços despendidos para garantir uma velhice cada vez mais ativa e saudável, a

Relacionados