O IDEB E SUA IMPORTÂNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

1055 palavras 5 páginas
O IDEB E SUA IMPORTÂNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS.

INTRODUÇÃO

O tema abordado é IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e serve para o planejamento da prática docente, nesse caso, torna-se um recurso para melhorar os processos pedagógicos e serve ainda para ver a realidade e o desempenho dos alunos.
Através do IDEB, nos atualizamos em relação da situação do ensino de uma determinada escola para posteriormente cobrar de nossos governantes, exigindo melhorias e uma das formas de conseguirmos isso, é através de avaliações externas.
O IDEB acompanha as metas de qualidade do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), para a Educação Básica. É calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil que são aplicados a cada dois anos. O índice permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, com dados por escolas, municípios e estados, além de identificar quem são os que mais precisam de investimentos e cobrar resultados.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB foi criado pelo INEP em 2007 e representa a iniciativa unir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do INEP a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do INEP, o SAEB - para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil - para os municípios. O índice é medido a cada dois anos.
O objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022, média que corresponde à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Relacionados