O ideal cientifico e a razão instrumental.

Páginas: 4 (945 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
o ideal cientifico e a razão instrumental.

O ideal cinentífico

A ciência é a confiança que a cultura ocidental deposita na razão como capacidade para conhecer a realidade , a lógica que rege opensamento está centrada na idéia de demosntração de prova através das operações de análise, síntase e interpretação. A ciência contempôrania pode ser divida em topicos
- a independência dosfenômenos em relação ao sujeito que conhece e age;
-na ideia de metodo,ter uma ideia como um conjunto de normas e procedimentos gerais, para definir o objeto para o auto controle do pensamento durante umainvestigação para confirmção, ou falsificação dos resultados isso quer dizer que. o pensamento obedecer certos principios internos.
-nas operações de análise e síntase, tem o objetivo cientifico é umfenômeno submetido á analise eá síntese,uma estrutura que pode ser conhecida em seus elementos suas funções e seus modos de permanência.
-nas ideias de fenomeno definem o modo de ser e decomporta-se, seja tomando em suas relações com outros objetos ou campos de realidade, a idéia de lei visa a marcar o caráter necessário do objeto e a afastar as idéia de caso.
-no uso de instrumentostecnológicos, são prolongadores de capacidades do corpo humano, são ciências cristalizadas em objetos materiais, a tecnologia confere ciência precisão e controle dos resultados.
-na criação de uma linguagem, aciência proucura afastar os dados qualitativis e construir apenas seus aspectos quantitativs e relacionais, a linguagem cotidiana e a literaia são conotativas e polissÊmicas, nas ci~encia sons ecores, variações no comprimento das ondas sonoras e luminosas, valores e sentimentos são explicados pelas análises do corpo, já na linguagem científica, controi o algoritimo e fala atravéz dos algoritimosou uma combinação matemático, fazendo desaparecer campos e diciplinas ou levando surgimento de objetos
Ciência desinteressada e ultilitarismo
Desde renascença o homem se colocava o centro do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ideal científico e a razão instrumental
  • O ideal científico e a razão instrumental
  • O IDEAL CIENTÍFICO E A RAZÃO INSTRUMENTAL
  • O ideal científico e a razão instrumental
  • o ideal cientifico e a razão instrumental
  • Resenha Crítica do texto O Ideal Científico e a Razão Instrumental
  • O ideal e a razão instrumental
  • Ideal cientifico e a razao nstrumental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!