O HUE

Páginas: 21 (5232 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Saque de Amório
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coordenadas: 39° 01' 15" N 31° 17' 21" E
Saque de Amório
Guerras bizantino-árabes
Byzantine-Arab wars, 837-838-pt.svg
Mapa das campanhas bizantinas e árabes nos anos 837 e 838, mostrando o raide de Teófilo na Mesopotâmia e a invasão retaliatória de al-Mu'tasim na Ásia Menor que culminou na conquista de Amório.
Data agosto de 838Local Amório
Resultado Cidade foi tomada e arrasada pelos abássidas
Combatentes
Império Bizantino Califado Abássida
Comandantes
Império Bizantino imperador Teófilo
Império Bizantino Aécio Califa al-Mu'tasim
Afshin
Ashinas
Forças
40 000 no exército1 , ca. 30 000 em Amório2 80 0003
Baixas
30 000-70 000 militares e civis mortos4 5 Desconhecido
Amório está localizado em: TurquiaAmório
Localização de Amório no que é hoje a Turquia
O saque de Amório (ou cerco de Amório ou queda de Amório) pelo Califado Abássida em meados de agosto de 838 foi um dos eventos mais importantes na longa história de conflitos entre bizantinos e árabes. A campanha abássida foi liderada pessoalmente pelo califa al-Mu'tasim (r. 833–842) em retaliação a uma campanha lançada pelo imperadorbizantino Teófilo (r. 829–842) em território do Califado no ano anterior. Al-Mu'tasim tinha como objetivo Amório (ou Amorium), uma cidade fortificada na parte ocidental da Ásia Menor (atual Anatólia), e cidade-natal da dinastia reinante bizantina e, na época, uma das maiores e mais importantes cidades do Império Bizantino. O califa conseguiu reunir um exército excepcionalmente grande e o dividiu em duaspartes: uma delas penetrou profundamente em território bizantino na Ásia Menor enquanto que a outra, mais ao norte, derrotou as forças bizantinas lideradas por Teófilo na batalha de Anzen. As tropas abássidas então convergiram para Ancira, que encontraram abandonada e, após saquear a cidade, o exército árabe marchou para o sul em direção a Amório, onde chegou em 1 de agosto. Confrontado porintrigas em Constantinopla e por uma revolta do grande contingente curramita no exército, Teófilo não conseguiu auxiliar a cidade.
Amório contava com poderosas fortificações e uma grande guarnição, mas um traidor revelou um ponto fraco nas muralhas, o que permitiu que os abássidas concentrassem ali seus ataques até conseguirem abrir uma brecha. Incapazes de romper as linhas do exército sitiante, ocomandante daquela seção da muralha tentou, secretamente, negociar com o califa. Ele abandonou seu posto, o que deu uma vantagem aos árabes, que entraram na cidade e a capturaram. Amório foi sistematicamente destruída e jamais recuperou sua antiga prosperidade. Muitos de seus habitantes foram massacrados e o resto foi levado como escravo. A maior parte dos sobreviventes foi solta após uma trégua em841, mas os oficiais mais importantes foram levados para a capital do califa em Samarra e executados após se recusarem a se converter ao islã. Eles são celebrados pela Igreja Ortodoxa como os 42 mártires de Amório.
A conquista de Amório não foi apenas um enorme desastre militar e uma pesada perda de pessoal para Teófilo, mas também um evento traumático para os bizantinos, com impactos ressoando naliteratura nos anos seguintes. O saque não alterou de forma definitiva o balanço de poder na região, que foi vagarosamente pendendo para o lado bizantino, mas conseguiu desacreditar completamente a doutrina do iconoclasma, defendida ardentemente por Teófilo. Como os iconoclastas se apoiavam fortemente nos sucessos militares do imperador para se legitimarem, a queda de Amório contribuiudecisivamente para que a doutrina fosse abandonada logo após a morte de Teófilo em 842.
Índice [esconder]
1 Contexto
2 Primeiros atos da campanha: Anzen e Ancira
3 Cerco e queda de Amório
4 Resultados
5 Impacto
6 Notas
7 Referências
8 Bibliografia
9 Ligações externas
Contexto

Por volta de 829, quando o jovem imperador Teófilo ascendeu ao trono bizantino, bizantinos e árabes já vinham lutando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hue hue
  • hue hue
  • hue hue hue br
  • o que é hue
  • Hue
  • hue?
  • HUE²
  • o HUE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!