O homem que foi colocado numa gaiola

Páginas: 4 (826 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
O HOMEM QUE FOI COLOCADO NUMA GAIOLA

Certa noite, o soberano de um país distante estava de pé à janela, ouvindo vagamente música que vinha da sala de recepção, do outro lado do palácio. Estavacansado da recepção diplomática a que acabara de comparecer e olhava pela janela, cogitando sobre o mundo em geral e nada em particular. Seu olhar pousou num homem que se encontrava na praça, lá embaixo— aparentemente um elemento da classe média, encaminhando-se para a esquina, com o fim de tomar um bonde para casa, percurso que fazia cinco noites por semana, há muitos anos. O rei acompanhou ohomem em imaginação — fantasiou-o chegando a casa, beijando alegremente a mulher, fazendo sua refeição, indagando se tudo estava bem com as crianças e lendo o jornal, indo para a cama, talvez seentregando ao ato do amor com a mulher, ou talvez não, dormindo, e levantando-se para sair novamente para o trabalho no dia seguinte.
E uma súbita curiosidade assaltou o rei, que por um momento esqueceu ocansaço. “Que aconteceria se conservassem uma pessoa numa gaiola, como os animais do zoológico?”
No dia seguinte, o rei chamou um psicólogo, falou-lhe de sua idéia e convidou-o a obervar a experiência.Em seguida, mandou trazer uma gaiola do zoológico e o homem de dasse média foi nela colocado.
A princípio ficou apenas confuso, repetindo para o psicólogo que o observava do lado de fora: “Precisopegar o trem, preciso ir para o trabalho, veja que horas são, chegarei atrasado!” À tarde começou a perceber o que estava acontecendo e protestou, veemente: “O rei não pode fazer isso comigo! Éinjusto, é contra a lei!” Falava com voz forte e olhos faiscantes de raiva.
Durante a semana continuou a reclamar com veemência. Quando o rei passava pela gaiola, o que acontecia diariamente, protestavadireto ao monarca. Mas este respondia: “Você está bem alimentado, tem uma boa cama, não precisa trabalhar. Estamos cuidando de você. Por que reclama?”
Após alguns dias, as objeções do homem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gaiola
  • gaiola
  • A gaiola
  • gaiola
  • gaiola de faraday
  • Gaiola De Faraday
  • Gaiola de Faraday
  • Fábrica de Gaiolas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!