O homem cordial sérgio buarque

Páginas: 3 (520 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
“O homem cordial” do livro Raízes do Brasil
Sérgio Buarque de Holanda

Diante do contexto de Sérgio B. de Holanda, o homem cordial apresentado no correr de suas linhas seria aquele que por umadeterminada forma tradicionalista de formação foge do contexto capitalista, estatal, aquele que por ser de ordem doméstica e familiar não atende a dura realidade do homem capitalista, nos dias de hojeglobalizado.
Este por sua vez não se deixa envolver pelas características desumanas e apenas lucrativas impostas por uma sociedade voltada para o mercado, o mesmo é apontado como atrasado em sua visãofamiliar em todo o seu ciclo vivencial, tanto doméstico quanto profissional e também social.
Ele mantém em si e no seu convívio a velha visão de que o princípio base para o crescimento pessoal esocial é a vida em família, com suas tradições patriarcais, passando de geração em geração o respeito de igualdade, havendo um modelo obrigatório de sociedade. Mas ressalta- se que a cordialidade nãopassa de uma mera máscara de polidez, para se proteger das transformações impostas pela sociedade, ou melhor, mantendo assim a idéia de princípio e crenças.
Sua principal característica é de se esconderatrás de suas emoções e sentimentos de cordialidade para não haver um enfrentamento entre o seu modo de vida e o que a sociedade estabelece, largando assim sua vasta e prolongada vida umbilical.
Ohomem cordial é justamente o que pode dizer-se o conquistador, por suas cortesias, boa educação e jeitinho conseguem driblar as duras e severas regras impostas por uma sociedade voltada para aatividade lucrativa e desumana, diante das classificações sociais ditadas em suas idéias de divisão social.
Vemos isso não só no homem profissional, mas, no religioso, que atua em sua fé com tanta intimidadeque passa a ser parte daquilo que se reverência. Esse se pode dizer que é um ato brasileiro, extremamente exagerado, mas real. O brasileiro é um ser que contribuí intensamente para a existência do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O HOMEM CORDIAL POR SERGIO BUARQUE DE HOLANDA
  • Fichamentp
  • Historiografia Brasileira, Sergio Buarque
  • Resenha O Homem Cordial Sérgio Buarque de Holanda
  • Raízes do Brasil Capítulo 5 O homem cordial Sérgio Buarque de Holanda
  • Como podemos entender o conceito de homem cordial de sérgio buarque de holanda?
  • Resenha
  • analise das principais características da cultura brasileira segundo o conceito do homem cordial de "Sérgio Buarque...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!