O homem é um ser sócio histórico

Páginas: 3 (589 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
O homem é um ser Sócio Histórico ,não dá para dizer que o homem é um ser biológico sem antes retratar que o ser humano é tanto social quanto cultural. Tudo que acontece no biológico tem um olhar demudança o que significa ser biológico onde o seu gene é preparatório, ou seja: O que a natureza (o biológico)dá ao homem quando ele nasce não basta, porém para garantir sua vida em sociedade, eleprecisa adquirir várias aptidões, aprender as formas de satisfazer as necessidades, apropriar-se do que a sociedade humana criou no decorrer de seu desenvolvimento histórico. Se pensarmos nas coisas quesabemos fazer como: escovar os dentes, comer com talheres, beber água no copo, escrever, ler, discutir o que foi lido, podemos compreender que nossas aptidões, nosso ¨saber fazer¨, não sãotransmitidos por hereditariedade biológica, mas essas atitudes foram adquiridas no decorrer da vida por um processo de aprendizagem vindo da cultura criado pelas gerações precedentes , gerações anteriores .
¨A criança no momento do seu nascimento, não passa de um candidato á humanidade, mas não a pode alcançar no isolamento: Deve aprender a ser um homem na relação com os outros homens¨. Esta fala de H.Piéron retrata realmente o que o homem é.
Quando a fala de ¨Magdalena Nigro¨ (Psicanalista e professora) diz:
¨O corpo do homem e da mulher são diferentes mas a identidade de gênero masculino oufeminino é algo que vai sendo construído ao longo do tempo como consequência das vivências do sujeito na vida familiar e social¨.
Nota-se o quanto isto é verdade e a sociedade por questões culturaisditam regras sobre como o homem tem que agir, falar, se comportar , de acordo com o que é certo para cada cultura, inserindo desta form o sujeito na socialização .Na nossa cultura por exemplo, acriança nasce ¨biologicamente¨ menino ( homem ) e de gênero masculino segundo o papel social atribuído historicamente e socialmente para aquela criança .Isto significa que pelo gênero ela terá que sair...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O homem e ser sócio historico
  • O homem é um ser histórico
  • HEGEL: O HOMEM COMO SER HISTÓRICO
  • homem ser social cultural e historico
  • socio historico
  • Socio-histórico
  • Como ser um Homem
  • O homem aprende a ser homem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!