O Guarani

Páginas: 2 (409 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O Guarani
O Livro o Guarani de José de Alencar, narra uma história em que Dom Antônio e sua família moram em uma fazenda no interior do Rio de Janeiro, sua esposa era Dona Lauriana, o filho DomDiogo e a filha Cecília, mas abriga também a mestiça Isabel, que era uma filha que Dom Antônio tinha com outra mulher.
Isabel só tinha olhos para Álvaro, que era apaixonado por Cecília. Certa vez oíndio Peri salvou a vida de Cecília, desde então passou a fazer todas as suas vontades e só a chamava de Ceci.
Em uma caçada, acidentalmente Dom Diogo mata acidentalmente uma índia aimoré e como vingançaa família da moça tenta matar Ceci e atacar a família do Dom Antônio.
No entanto, o índio Peri como sempre se sacrificava por Ceci, resolveu fugir com ela em uma canoa para bem longe,mas vêem a casasendo destruída e depois explodindo,matando logo todos, inclusive a família de Ceci.
José de Alencar
Devido aos acontecimentos continuaram na canoa e seguiram em frente, porém enfrentaram uma grandeenchente e subiram em uma palmeira, mas como a água continuava a subir Peri ajuda Ceci, onde ela percebe que o ama. Eles se beijam e somem no horizonte.
Entrega-se por inteiro à literatura. Nela, éconsiderado o precursor do romantismo no Brasil dentro de quatro características: indianista, psicológico, regional e histórico. José de Alencar utilizou como tema o índio e o sertão do Brasil. Emsuas obras, valorizou a língua falada no Brasil, a despeito de escritores da época que usavam a língua de Portugal. Escreveu obras de estilos variados e criou romances que abordam o cotidiano. Algumas desuas obras destacadas são:
Indianistas: Ubirajara, Iracema, O Guarani.
Psicológicos: Diva, Lucíola, Senhora, A Viuvinha.
Regionalistas: O Sertanejo, O Tronco do Ipê, O Gaúcho, Til.Históricos: As Minas de Prata, A guerra dos Mascates.

Característica do Romantismo na obra

Baseando-se nas características da primeira geração do Romantismo no Brasil José de Alencar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Guarani
  • O Guarani
  • guarani
  • o guarani
  • O Guarani
  • O guarani
  • Guarani
  • o guarani

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!