O grupo com lugar de aprendizaggem

3220 palavras 13 páginas
Vínculo - O grupo como lugar de aprendizagem

1 de 5

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-24...

Vínculo

Serviços Personalizados

versão impressa ISSN 1806-2490

artigo

Vínculo v.3 n.3 São Paulo dez. 2006
Artigo em XML
Referências do artigo

ARTIGOS

Como citar este artigo
Tradução automática

O grupo como lugar de aprendizagem

Compartilhar
Mais

The group as a learning place

Mais
Permalink

El grupo como local de aprendizaje

1

Amaury Tadeu Rufatto

CAPSi CRIA Santo Amaro
Endereço para correspondência

RESUMO
Este trabalho se propõe a discutir os diferentes graus de vivência que um grupo psicoterápico de base psicanalítica pode oferecer: o setting, a figura do terapeuta/coordenador, a desconstrução dos rótulos sociais, a vivência emocional intensa, a percepção do lugar do outro e da necessidade deste como meio para se perceber. Utilizarei para tanto da analogia entre Ouvir e Escutar. É na presença do outro, este igual e ao mesmo tempo diferente, que podemos nos defrontar com toda a gama de aspectos emocionais. Haveria apenas um estranho dentro do grupo?
Ou haveria também um estranho dentro do grupo que habita em cada um de nós? O grupo terapêutico de base psicanalítica possibilita a explicitação dos processos de transferências e contratransferências envolvidos nas relações humanas, assim como dos aspectos intra, inter e transubjetivos. Imersos no espesso caldo que o grupo produz, seus participantes, sem exceção, são colocados frente a diferentes necessidades emocionais. Aprender, aqui, diz respeito a uma experiência. A descobrir. A desvelar algo que contém a chave para novas perspectivas.
Palavras-chave: Grupos, Aprendizagem, Cuidar.
ABSTRACT
The propose of this work is to discuss different experience degrees that a psychoanalytic base psychotherapeutic group can offer: the setting, the psychotherapist/coordinator character, social labels deconstruction, the intense

Relacionados

  • Didatica Do Ensino De Langua Portuguesa 1360182473
    18337 palavras | 74 páginas