o grito da revolução

Páginas: 2 (370 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Ao contrário do que dizem as ideias preconcebidas, no Ocidente, não são os pobres e os desgraçados que fazem as revoluções e, sim, as classes médias. Foi assim em todas as revoluções, a começar pelaRevolução Francesa.
Cidadãos de segunda categoria

No caso clássico da Revolução Francesa, o papel de vanguarda revolucionária foi desempenhado por advogados, empresários, funcionários daadministração pública da época e por uma parte dos oficiais do exército. O fator económico foi importante, mas não fundamental. Os elementos que desencadearam o movimento revolucionário foram, sobretudo, afalta de abertura na vida pública e a impossibilidade de promoção social. 

O grito da revolução

Todas as vias de progresso da atual classe média, maioritariamente jovem, estão bloqueadas pormilionários, por velhos ou por aqueles que parecem velhos aos olhos de uma pessoa de 25 anos. É uma situação explosiva. É um erro pensar que os jovens brabos contra o sistema, mas que não dominam alinguagem habitual dos partidos políticos e dos movimentos políticos estruturados, não irão chegar à revolta organizada. No entanto, nunca se fez uma revolução em nome de uma medida específica. Umarevolução, em oposição total com os métodos dos partidos políticos, não utiliza linguagem política. A revolução grita e berra. O som revolucionário é por natureza desordenado mas quase sempre bem audível.Então, queremos ou não queremos uma revolução? Em meu entender, provavelmente não, porque revolução significa a destruição total, antes da construção de uma nova ordem. Dito isto, os nossos responsáveispolíticos continuam sem perceber que estão sentados em cima de um barril de pólvora. Não percebem, pois estão demasiado absorvidos pela ideia que os obceca: regressar ao estado de estabilidade de hádez ou trinta anos. Não sabem que, na História, não se volta atrás e que as suas intenções fazem lembrar a apropriada frase atribuída a Karl Marx: a História repete-se, a primeira vez como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grito
  • O Grito
  • O grito
  • O grito
  • O grito
  • O grito
  • O grito
  • O Grito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!