O governo provisório, a carta de 1891 e a república da espada

Páginas: 5 (1200 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2012
O Governo Provisório (1889-1891) e A Carta de 1891
Em 1889, ocorreu uma modificação política bastante conhecida: com um golpe, derrubou-se o Império e instituiu-se a República do Brasil.
Frutos da articulação de setores agrários com o Exército, o golpe republicano não significou uma revolução nas estruturas do país, que continuou, basicamente, dependendo da atividade cafeeira. Pode-se afirmartambém que a República é o resultado de um acordo entre a classe média, através do Exército, e a classe até então dominante, dos cafeicultores.
Com a vitória do golpe Republicano, foi formado um Governo Provisório chefiado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, líder do movimento de 15 de novembro. Cujas primeiras medidas tomadas foram: dissolução das Câmaras, extinção do Conselho de Estado e doSenado Vitalício, a nomeação de interventores nos Estados, o banimento da Família Real, separação entre Igreja e Estado, instituição do casamento civil e a grande naturalização. Tivemos também a criação da bandeira republicana com o lema “Ordem e Progresso”, o lema positivista que influenciou boa parte do movimento republicano.
Rui Barbosa é nomeado Ministro da Fazenda e vai colocar em prática umareforma financeira, conhecida como a Política do Encilhamento, com o objetivo principal de industrializar o país aumentando a oferta de créditos para o setor. Para isso, foi necessário aumentar o capital em circulação através de uma política de emissão de dinheiro.
Embora tenha promovido inicialmente o desenvolvimento de alguns negócios e o crescimento do número de empresas industriais, aPolítica empreendida por Rui Barbosa resultou numa crise inflacionária e de especulação na Bolsa de Valores que ficou conhecida como Encilhamento – esse nome foi dado pelo barulho feito na Bolsa de Valores que era comparado ao das corridas de cavalo no Jóquei próximo à corrida de cavalos.
Consequências dessa política: especulação; inflação, aumento do custo de vida; desvalorização da moeda; falência deempresas; milhares de pessoas arruinadas.
A Assembleia Nacional Constituinte eleita para fazer a Constituição Republicana, teve o domínio político dos setores agrários, deixando os setores positivistas em minoria. Com isso, a nova Constituição é promulgada em 1891, à imagem e semelhança das oligarquias do Estado.
Com isso, apontamos suas principais características: o Brasil passou a ser umaRepública Federativa, composta por Estados que gozam da mais ampla autonomia – o federalismo; a existência de três poderes: o Executivo, O Legislativo e o Judiciário; a aprovação das eleições diretas para todos os cargos (porém o voto não era secreto e os analfabetos não podiam votar); e a separação da Igreja e Estado.

A República da Espada
Promulgada a Constituição, procedeu-se à eleição, peloCongresso, do primeiro presidente, marechal Deodoro da Fonseca e o vice, Floriano Peixoto. Porem não foi tranquilo.
As eleições eram pronuncio de crise político-institucional, Deodoro enfrentou oposição do Congresso, havendo resistência entre civis e militares nessa tentativa de golpe: os trabalhadores da Central do Brasil organizaram uma greve e o almirante Custódio de Melo ameaçou a cidade casoDeodoro não renunciasse a Primeira Revolta da Armada. O marechal, sem apoio, acabou renunciando e o poder foi entregue ao vice, Floriano Peixoto, que teve apoio das oligarquias agrárias.
Floriano consolidou o regime republicano, mesmo ter enfrentado duas grandes revoltas. A Segunda Revolta da Armada, liderada pelos almirantes Custódio de Melo e Saldanha da Gama, falavam que o Marechal Florianoocupava ilegalmente a presidência, que segundo a Constituição, deveriam ter ocorrido novas eleições. Consideramos que na boa parte da Marinha era monarquista e não via com bons olhos o predomínio do Exercito. E ainda tentaram uma articulação com os federalistas no Sul do Brasil, após vários combates foi derrotado o movimento.
Outro movimento, Revolução Federalistas, no Sul do Brasil. Uma guerra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • República das Espadas
  • GOVERNO PROVISORIO
  • Governo Provisório
  • republica da espada
  • REPUBLICA DAS ESPADAS
  • República das Espadas
  • republica da espada
  • Republica da Espada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!