O governo Get lio Vargas de 1930 primeira perte

3911 palavras 16 páginas
O governo Getúlio Vargas de 1930-1945.
O primeiro governo de Getúlio Vargas de 1930 a 1945, foi um período que é caracterizado por intensas mudanças no âmbito político e econômico. Foi durante esse período em que a indústria brasileira ganhou um grande impulso. Vargas teve como objetivo principal efetivar a industrialização do país, privilegiando as indústrias nacionais, para não deixar o Brasil cair na dependência externa. Com leis voltadas para a regulamentação do mercado de trabalho, medidas protecionistas e investimentos em infra-estrutura.
Ao entrar no poder Getúlio Vargas teve que enfrentar os problemas da superprodução do café, o esgotamento de recursos cambiais e a crise das finanças públicas, pelo fato que em 1929 a crise internacional havia atingido a economia brasileira em cheio, pois teve seus estoques aumentados e os preços do produto em queda.
Em conseqüência disso e por pressão dos coronéis paulistas, Vargas criou em 1931 o Conselho Nacional do Café - CNC que implementou a "política de sustentação" através da compra e queima dos excedentes que estavam estocados em depósitos do Governo. A queima, logo de início de 17,2 milhões de sacas provocou a redução dos preços do produto no mercado internacional e a economia começou a se recuperar ainda em 1933, antes mesmo do que os Estados Unidos.
Vargas evitava qualquer confronto com os plantadores de café, mas mesmo assim teve que enfrentar a oposição paulista com a Revolução Constitucionalista de 1932. Em 1933 o Conselho passou a ser o Departamento Nacional do Café – DNC, que ao final do Governo já era o Instituto Brasileiro do Café - IBC.
A "política de sustentação" adotada por Getúlio e pelo Ministro da Fazenda, o paulista José Maria Whitaker, foi baseada em três pontos: a compra de boa parte da safra de 1929/1930 com empréstimos de bancos ingleses, evitando que os cafeicultores falissem, porque se isto acontecesse pararia toda a economia do país que estava baseada no café e isto logicamente não

Relacionados