O governo de getúlio vargas e sua influência em volta redonda

Páginas: 11 (2557 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ
Campus Volta Redonda


Automação Industrial

História I
Prof.: Flávia Cópio








História de Volta Redonda







Beatriz Estebanez
Luiz Eduardo Rachid
Rafaela dos Santos
Thallys Leal
Victória Medeiros


5º Período - AUT 152Campus Volta Redonda
Junho de 2011

Sumário

Sumário 1
1. INTRODUÇÃO 2
2. HISTÓRIA DE VOLTA REDONDA 2
2.1 A Política da Era Vargas 2
2.1.1 A Chegada ao Poder 2
2.1.2 Governo Provisório (1930-1934) 2
2.1.3 Governo Constitucional (1935-1937) 2
2.1.4 Estado Novo (1938-1945) 3
2.2 Medidas Sociais e Desenvolvimentistas 3
2.1.1 Industrialização 3
2.1.2 MedidasTrabalhistas 3
2.3 CSN e Volta Redonda 4
2.3.1 A Cidade 4
2.3.2 Os operários 4
3. CONCLUSÃO 5
4.1 Entrevistas 6
4.2 Demais Informações 6
4.3 Considerações Finais 6
5. Bibliografia e Referências 7









1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo abordar alguns aspectos do governo Vargas, o Estado Novo, com foco no desenvolvimento social do país,principalmente na área industrial. Também será tratada a questão da fundação da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e seus aspectos sociais e trabalhistas. Tais questões serão analisadas na conclusão final.
E por fim, será apresentado um roteiro de um vídeo acerca do assunto, feito pelos alunos, que conterá entrevistas sobre a CSN, tanto durante o Estado Novo quanto no momento atual, além de algumasoutras informações.


2. HISTÓRIA DE VOLTA REDONDA


2.1 A Política da Era Vargas


2.1.1 A Chegada ao Poder

Com a crise de 1929 cortando as exportações de café do Brasil (representando 70% do lucro de exportação), muitos cafeicultores faliram, juntamente com os bancos que os financiavam e os comerciantes responsáveis pela exportação. A crise também abalou a política, acabando coma política do café-com-leite (acordo que revezava o cargo de presidente entre mineiros e paulistas), levando o gaúcho Getúlio Vargas a se candidatar a presidente.
O resultado das eleições (com fortes suspeitas de fraude) apresentou Júlio Prestes como presidente. Porém, o vice-presidente da chapa de Vargas, João Pessoa, foi assassinado (por seus próprios motivos pessoais). Aproveitando-sedisto, os que apoiavam Vargas insinuaram que o assassinato era político. Iniciou-se então uma revolução que acabou por colocar Vargas no poder, acabando com a Velha República.

2.1.2 Governo Provisório (1930-1934)

Os primeiros quatro anos de Vargas no poder foram conhecidos como Governo Provisório, no qual tenentes passaram a controlar os governos estaduais. Tal medida causou tumulto com asoligarquias, principalmente em São Paulo, aonde houve uma revolução (Revolução Constitucionalista de 1932). Após essa revolução, mesmo saindo vitorioso, Vargas decidiu formar uma Assembléia Nacional Constituinte.
A assembléia garantiu instituiu o voto secreto e obrigatório para homens e mulheres (exceto pelos analfabetos, que não votavam), que elegeriam o presidente a partir de então, comexceção do primeiro, que seria eleito indiretamente, pela Assembléia. Vargas, obviamente, ganhou.

2.1.3 Governo Constitucional (1935-1937)

Para criar a sensação de revolução e manter a classe operária satisfeita, Vargas criou algumas leis trabalhistas já nesta época. Férias remuneradas, por exemplo, a regulação do trabalho infantil e feminino também, o direito a aposentadoria e cargahorária máxima de oito horas.
Neste período, dois partidos se destacavam bastante no cenário nacional: de um lado a AIB, de ideais fascistas, e do outro, a ANL, de ideais soviéticos comunistas revolucionários. Com fortes influências européias, Vargas era contra o ideal comunista, prendendo e exilando vários simpatizantes da ANL.
Pouco a pouco, Vargas foi usando o pretexto de “preservação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Getúlio Vargas
  • Segundo governo de getulio vargas
  • Vida e governo de getulio vargas
  • Governo de Getúlio Vargas
  • Cultura no governo de Getúlio Vargas
  • Governo getulio vargas
  • Atacando o Governo de Getúlio Vargas
  • Governo de Getúlio Vargas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!