O gestor escolar e as relações interpessoais com o corpo docente e técnico administrativo.

Páginas: 46 (11387 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2011
INTRODUÇÃO

Falar das relações interpessoais na contemporaneidade é lançar um olhar sobre um quadro perturbador porque novo e, portanto, ainda em construção. É, sobretudo, lançar um olhar para um momento histórico marcado pela superação de limites através do conhecimento e, contraditoriamente, pelo conseqüente retrocesso no que diz respeito às relações humanas.
O contexto émesmo paradoxal: em meio à sociedade globalizada, os homens estão cada vez mais abandonados em sua condição humana, cada vez mais sós. Em meio à “sociedade do conhecimento”, conhece-se o mundo desconhecendo a si. Dentro desse contexto sobra, portanto, uma pergunta: qual o lugar que se reserva para as relações entre os seres?
Sem sombra de dúvida não existe o lugar, mas os lugares, e um desteslugares é o ambiente de trabalho. Este influi no comportamento das pessoas e, por conseguinte influencia nas relações interpessoais e supostamente nos resultados das empresas em todos os sentidos.
Deve-se lembrar que estamos no século XXI, assim sendo, devemos questionar alguns paradigmas quanto aos ambientes de trabalho. Sabe-se que muitos já pensaram nisto, porém não há trabalhossignificativos neste campo. Ao se pensar nisto decidiu-se fazer esta pesquisa onde se buscará demonstrar que muitos aspectos e formas no ambiente de trabalho, e em particular na escola, já podem e devem ir modificando-se, pois o ideal poderia ser o nosso ambiente de trabalho tornar-se a extensão de nossa casa e muitas vezes será a nossa própria casa ou como se assim fosse. E como que o ambiente detrabalho pode influir ou não nos relacionamentos interpessoais?
Especificamente, iremos retratar nesta pesquisa como se dá o papel do gestor escolar nas relações interpessoais com o corpo docente e técnico-administrativo, onde baseando-se em experiências vividas e observadas, pode-se constatar os vários conflitos nas relações interpessoais, bem como as grandes dificuldades para administrar asvárias crises que por parte do gestor são inúmeros, gerando no mesmo uma grande inquietação: E como tudo isso influi na construção do processo ensino-aprendizagem.

Para tanto esta pesquisa pretende expor teoricamente a dimensão histórica da gestão escolar investigando os modelos e tipos de administração, as teorias que as envolve e a distinção conceitual entre administração e gestão, também ofuncionamento da escola como espaço social através das relações interpessoais, base para analisarmos os gráficos obtidos por meio de questionários respondidos por funcionários de três escolas pesquisadas no município de UNA-BA.

CAPÍTULO I

1. DIMENSÃO HISTÓRICA DA GESTÃO ESCOLAR

A escola no seu percurso histórico foi marcada pela necessidade de organização. Neste contexto que seassocia à relação entre educação e administração. O nascimento histórico de uma Filosofia administrativa caminha lado a lado com a própria história da administração pública. O sentido histórico do termo administração nasce com as transformações econômicas, sociais e políticas de várias culturas. A administração, assim como a educação se transformou; abandonaram as primeiras regras de organização,baseadas na família, na religião e no exército e construíram novos mecanismos e metodologias de organização institucional, principalmente a partir da Revolução Industrial, ocorrida na Europa do século XVIII.
A escola, no seu decorrer histórico utilizou vários pensamentos provenientes das teorias administrativas, muitas das vezes aplicadas em empresas e instituições financeiras. Embora haja atroca de conhecimentos entre escola e teoria administrativa na condução da organização escolar, torna-se necessário uma série de adaptações, porque a administração empresarial e a educação possuem papéis distintos para a história social. A educação não se reduz a uma simples relação entre capital e trabalho; o pensamento educativo e sua aplicação têm o compromisso de transformar, transmitir o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações interpessoais corpo docente e administrativo na escola
  • As relações interpessoais no contexto escolar
  • O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR FRENTE ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DAS ESCOLAS RIBEIRINHAS – SANTARÉM-PA
  • Relações interpessoais no ambiente escolar
  • AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE GESTOR E SEUS COLABORADORES EM UM SALÃO DE BELEZA EM SANTARÉM/PARÁ
  • A Voz do Corpo: A comunicação Não-Verbal e as Relações Interpessoais
  • A VOZ DO CORPO: A COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
  • Gestão Escolar: desafio para a formação continuada do corpo docente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!