O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Páginas: 10 (2411 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

nome do ALUNO



MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO DOS SANTOS



O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS





























Ribeirão das Neves
2013
nome do ALUNO





MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO DOS SANTOS



O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIASTrabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação; Políticas Públicas na Educação Básica, Fundamentos da Gestão Educacional e Seminário III.

Orientadores: Prof. (a) Cyntia Simioni França; Raquel Franco; Edilaine Vagula; Vilze Vidotti ; Laura Célia Cabral Cava.Ribeirão das Neves
2013
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO.............................................................................................. 04

2 .DESENVOLVIMENTO.................................................................................. 05

3. CONCLUSÃO............................................................................................... 094 .REFERÊNCIAS............................................................................................ 09





































INTRODUÇÃO

De acordo com o texto “O gestor escolar e as novas tecnologias”, o uso das novas tecnologias no espaço escolar se tornou uma ferramenta relevante nos processos que se desenvolvem dentro da escola.Os profissionais que constituem o grupo de trabalho de uma escola tem nas tecnologias um apoio ao gerenciamento das atividades administrativas e pedagógicas. O computador e as demais aparelhagens tecnológicas, quando utilizados de forma coerente com a função social da escola podem potencializar e dinamizar as ações empregadas no processo de ensino/aprendizagem.
Gerenciar uma escola não é tarefafácil para muitos profissionais, devido às demandas a serem atendidas e ações a serem empregado, o que em muitos momentos não depende apenas das decisões do gestor e de seu grupo de trabalho. Diante a velocidade com que as informações se processam e modificam o meio social, é preciso domínio de determinados saberes para operar diante as exigências do sistema de ensino contemporâneo. Dentro dealgumas escolas, podem-se encontrar professores pouco capacitados para desenvolverem seu trabalho com o uso da tecnologia e alunos com domínio de tecnologias que muitos profissionais desconhecem.
Uma gestão inovadora demanda competências para atender e suprir as necessidades e deficiências de uma escola. Reconhecendo que algumas escolas do sistema de ensino público têm dificuldades para se organizarem,e se estruturarem diante as inovações trazidas pela evolução social, um bom gestor pode atender e solucionar grande parte dessas pendencias. Um bom gestor tem domínio sobre as mais diversas situações, tem capacidade de liderar, de incentivar, motivar, de solucionar problemas e conflitos mesmo sem recursos suficientes para atender as exigências.
Uma gestão inovadora, criativa e democrática,consegue manter o grupo de profissionais unidos e participantes nas decisões essenciais para o desenvolvimento e andamento dos diversos processos, nos diferentes segmentos da escola. Mesmo diante problemas que demandam muita preocupação, o grupo de profissionais devem se comunicar visando à superação de qualquer problema, transformando suas limitações em possibilidades que possam contribuir paratransformar a escola em um espaço de construções significativas utilizando as tecnologias de que dispõem.
Diante os questionamentos apresentados pelo autor, a contemporaneidade apresenta muitos benefícios e grandes desafios para o gestor educacional. Quanto mais inovações, mais habilidades e competências serão exigidas desse profissional que deverá trazer em sua formação conhecimentos essenciais ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O gestor escolar e as novas tecnologias
  • O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS
  • GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS
  • gestor escolar e as novas tecnologias
  • O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA ATUALIDADE
  • gestor e as novas tecnologias
  • As novas tecnologias no contexto escolar
  • AS NOVAS TECNOLOGIAS NA BIBLIOTECA ESCOLAR:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!