O GERENCIAMENTO DE PROJETOS E O ESTUDO DE BENCHMARKETING NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS 2013

2335 palavras 10 páginas
O GERENCIAMENTO DE PROJETOS E O ESTUDO DE BENCHMARKETING NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS 2013 Yris da Costa de Oliveira resumo O Gerenciamento de Projetos tem se tornado um grande aliado a gestão das médias e grandes empresas brasileiras, auxiliando-as a gerenciar seus riscos, estratégias e dando base para tomada de decisões em projetos. Será apresentado neste artigo um apanhado geral sobre o desenvolvimento e utilização do Gerenciamento de Projetos no ambiente econômico e empresarial brasileiro com base no estudo de Benchmarketing em Gerenciamento de Projetos (PM-Survey) realizada pela Chapters do PMI – Project Management Institute em 2013.

palavras-chave:
Gerenciamento de Projetos; Projetos; Estratégias; Project Management Institute; Processos; Áreas de Conhecimento; Benchmarketing;
INTRODUçãO
Gestão de projetos é a área da administração aplicada a conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto pré-definido de objetivos em um ambiente onde existem prazo e custo determinado. Essa gestão deve ser aliada a qualidade e a utilização e mobilização de recursos humanos e técnicos.
A gestão adequada de projetos traz inúmeros benefícios às organizações possibilitando que as mesmas possam desenvolver uma visão de futuro estabelecendo estratégias e parâmetros para suas atividades. Uma gestão bem elaborada e executada é essencial para resolução de problemas no qual podem ser definidos precisamente as causas e efeitos do problema em questão, assim como as decisões necessárias para resolução do mesmo.
Com o intuito de disseminar as melhores práticas em gerenciamento de projetos, foi criado em 1969 o Project Management Institute (PMI), organização internacional presente em cerca de 190 países, com mais de 300.000 membros em todo mundo. No Brasil existem aproximadamente 10.000 membros certificados pelo instituto, conhecido também como Instituto de Gerenciamento de Projetos. Seu objetivo maior é estimular a

Relacionados