O gato preto

Páginas: 3 (588 palavras) Publicado: 22 de maio de 2015
O gato preto - Resumo
Autor: Edgar Allan Poe

Trata-se de uma narrativa onde o autor conta em forma de alivio eventos domésticos simples, mas que o aterrorizam e destroem.
Pessoa terna e doce, aqual se torna piada para os colegas, amava os animais e tinha diversos, encontrou alegria ao alimentar e cuidar de um cão.
Casou-se cedo com uma mulher que também gostava de bichos, tiveram váriosanimais, dentre eles um gato preto chamado Plutão.
A amizade com Plutão foi duradoura, até que a bebida transformou seu temperamento para pior. Sua linguagem tornou-se desrespeitosa e se tornou violento.Ate os animais chegou a maltratar, mas com Plutão ainda era diferente, até que começou também a maltratá-lo.
Numa noite ao chegar em casa bêbado, tentou pegar o gato a força, o qual lhe mordeu, então araiva o transtornou fazendo-o pegar o canivete e a sangue frio retirar um dos olhos do gato Plutão.
Ao amanhecer e passar o efeito do álcool, o narrador caiu em si e vê a besteira que fez, e para selivrar do remorso bebe mais ainda.
Enquanto isso o gato se recuperou, andava normalmente pela casa, mas fugia cada vez que avistava seu dono.
Tomado pelo espirito de perversidade, numa manha a sanguefrio passou uma corda no pescoço do gato e o pendurou no galho de uma arvore; fazendo isso com a desculpa de colocar sua alma além do alcance da infinita misericórdia.
Na noite do dia seguinteacordou com gritos de Fogo! Sua casa estava em chamas. Destruição completa, mas na única parede que restou observou a figura de um gato gigantesco com uma corda em volta do pescoço, e com aterrorizanteimagem tentou arrumar desculpas para tal ocorrido, mas no fundo não entendia o que estava acontecendo.
Certa noite muito embriagado, viu um gato preto parecido com Plutão, com uma única diferença, umamancha branca indefinida na região do peito. Então ao toca-lo sentiu reciproca pelo afeto, fazendo-o se dispor a compra-lo, mas na havia dono, então o gato o acompanhou de livre vontade. Chegando em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gato preto gato branco
  • Gatos Pretos
  • O Gato Preto
  • O gato preto
  • O gato preto
  • gato preto
  • O Gato Preto
  • Gato preto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!