O futuro dos servi os e o Brasil est hellip

1722 palavras 7 páginas
9/15/2014

O futuro é dos serviços, e o Brasil está muito atrasado - Revista Exame

Produtividade 11/08/2014 05:55

O futuro é dos serviços, e o Brasil está muito atrasado
Serviços mais produtivos ajudam na competitividade da indústria, que não depende só do que se faz no chão de fábrica
Humberto Maia Júnior, de

São Paulo - De 1886, ano em que o automóvel foi criado pelo alemão Karl Benz, até 1930, entraram e saíram do mercado 250 fabricantes de carros nos Estados Unidos e na Europa.
Eles não conseguiram competir com empresas como a Ford, que em 1913 aperfeiçoou, na fábrica de Detroit, o processo de linha de montagem, logo batizado de Fordismo.
O preço do modelo Fort T, que em 1908 era de 825 dólares, baixou para 360 em 1916 (cerca de 7
000 dólares em valor atual), muito mais barato do que qualquer outro concorrente. Nos anos seguintes, as empresas que sobreviveram foram as que conseguiram produzir a custos similares.
Por décadas, a competitividade de uma empresa foi largamente determinada pelos ganhos de produtividade e eficiência obtidos no chão de fábrica.
Essa luta pela sobrevivência levou a uma busca contínua por novas tecnologias e métodos mais eficientes de manufatura — agora a robotização e a impressão em 3D são frentes de expansão.
Mas, hoje, quando se pensa na competitividade da indústria, é preciso olhar para outra parcela da economia: a dos serviços.
Pode soar estranho, mas é isso mesmo. Quanto mais desenvolvidos — e produtivos — forem os serviços num país, mais competitiva será a indústria. A indústria é, hoje, uma grande consumidora de marketing, inovação, logística, serviços financeiros e assistência técnica.
Pode-se dizer que eles são tão ou mais importantes do que a matéria-prima ou a automação da linha de produção. A ponto de especialistas falarem que está havendo, com o perdão do palavrão, uma “servicização” da indústria.
Segundo um estudo recente da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico
(OCDE), nos países desenvolvidos os

Relacionados

  • a casa
    55253 palavras | 222 páginas