O futuro das redes wireless no contexto de redes convergentes

Páginas: 6 (1349 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
Artigo

O futuro das redes wireless no contexto de redes convergentes
abordando os aspectos de segurança e desempenho


Comunicação, a palavra chave que justifica a evolução dos métodos de transporte de dados existentes nos dias atuais, a necessidade crescente de eficiência e praticidade levam no geral as empresas a buscarem cada vez mais métodos para diminuir seus custos sem perderprodutividade, e a evolução tecnológica cai como uma luva nas mãos de quem aspira por tais resultados.
Desde 1969 com o surgimento do embrião da internet a ARPANET muita coisa mudou, na época a velocidade de transmissão dos modems domésticos eram de apenas 110bps o correspondente a 825 caracteres por minuto, mesmo assim era um feito revolucionário, estava nascendo uma das formas mais rápidas eeficientes de comunicação produzida pelo homem.
No início o propósito da ARPANET era interligar 4 computadores de plataformas diferentes para fins de teste, mas seu desenvolvimento foi tão rápido que em 1973 saíra de 4 passando a ter 30 nós, com essa velocidade de crescimento não demorou muito para que logo um protocolo de comunicação e que até hoje é utilizado surgisse, o TCP/IP.
Àmedida que a comunicação por meio de computadores crescia com o passar dos anos, outros métodos de comunicação também foram surgindo ou se desenvolvendo mais especificamente voz e vídeo com soluções e infraestrutura própria, não demorou muito para se perceber que a convergência dessas tecnologias em uma só era inevitável.
Com as inúmeras possibilidades de utilização que foram desenvolvidas aolongo de sua história a rede sem utilização de cabos foi um dos avanços que mais se desenvolveu na última década, conhecida como rede WIRELESS é uma forma de comunicação de dados que dispensa a utilização de fios entre o cliente e o ponto de acesso tornando sua utilização rápida e barata se comparada aos custos da mesma infraestrutura cabeada que nem sempre era possível por isso era facilmenteadotada nos projetos de rede.
No entanto a mesma facilidade que proporcionava o acesso ao ambiente de comunicação de dados também facilitava o acesso de pessoas não autorizadas uma vez que as redes Wireless funcionam com ondas de rádio e que estas facilmente ultrapassavam os limites físicos da organização.
Com a convergência dos serviços de rede e com a crescente utilização dos meios sem fiotornou-se de fundamental importância investir em métodos e tecnologias que garantissem a segurança do acesso a esse meio que agora integrava vídeo e voz, ou seja,
[pic]

um acesso não autorizado a um ambiente convergido poria em risco toda a infraestrutura da organização.
Na tentativa de garantir a maior segurança possível no ambiente sem fio foram criados alguns protocolos e métodos deautenticação conforme descrito abaixo:

1. Extensible Authentication Protocol
O Extensible Authentication Protocol ou EAP permite vários métodos de autenticação como EAP-MD5, EAP-TLS sendo estes por certificados de segurança ou por senhas.

1. EAP por certificados de segurança
EAP TLS, modalidade em que a autenticação por certificado de segurança e realizada de forma bidirecional onde o servidorautentica o cliente e o cliente autentica o servidor utilizando o protocolo TLS (Transparent Layer Substrate).

EAP–TTLS Similar ao EAP TLS, porém o certificado é instalado apenas no servidor com autenticação realizada a princípio apenas pelo cliente, posteriormente a autenticação do cliente é realizada através de uma sessão TLS.

2. Wired Equivalency Privacy
Wired Equivalency Privacy ou WEP,quando foi criado em 1999 sua intenção foi proporcionar nas redes Wireless a mesma privacidade das estruturas cabeadas, porém sua segurança logo foi questionada, pois falhas graves no processo de criptografia foram identificadas tornando o protocolo ineficiente no que se propunha.

3. Wi-Fi protected Access
Wi-Fi Protected Access ou WPA criado com o protocolo TKIP (Temporal Key Integrity...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes Convergentes
  • redes convergentes
  • Redes convergentes
  • Redes convergentes
  • Redes convergentes
  • Redes Convergentes
  • Redes convergentes
  • Redes convergentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!