O futuro da espécie humana na medicina, agricultura, tecnologia, meio ambiente e inteligencia

Páginas: 30 (7260 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
O FUTURO DA ESPÉCIE HUMANA

Evolução do ser humano inteligência linguagem e capacidade de aprendizagem
Os seres humanos podem ser considerados um enorme sucesso ecológico, devendo ser o animal de grandes dimensões mais abundante na Terra.
Os únicos que se podem aproximar dos humanos são animais domesticados (vacas, galinhas, porcos e ovelhas) ou os que dependem dos habitats criados porhumanos (pardais e ratos, por exemplo).
São grandes primatas, um grupo que quase se extinguiu há 15 M.a. em competição com os macacos, mais eficientes. São primatas, um grupo de mamíferos que quase se extinguiu há 45 M.a. em competição com os roedores, mais eficientes. São tetrápodes sinapsídeos, um grupo de répteis que quase se extinguiu há 200 M.a. em competição com os dinossáurios, mais eficientes.Tambem sendo descendentes de peixes com patas, que quase se extinguiram há 360 M.a., em competição com peixes de barbatanas, mais eficientes. E, por último, mas não menos espantoso, são cordados, um grupo que sobreviveu mesmo à justa no Câmbrico, em competição com os artrópodes, brilhantemente bem sucedidos como se sabe .E no entanto, o sucesso ecológico é sem comparação!

DESENVOLVIMENTO DOCÉREBRO
Desenvolvimento das faculdades mentais – o desenvolvimento progressivo de faculdades mentais corresponde á existência de uma face maior em relação ao crânio e de um maior encéfalo, em relação ao corpo. Os gorilas apresentam um encéfalo com 500cm3 e o Homem apresenta 1400cm3.

Dados cromossómicos
O estudo dos cariótipos revelou que o Homem tem 23 pares de cromossomas, enquanto os grandessímios apresentam 24 pares. Desses, 13 pares de cromossomas humanos são virtualmente idênticos aos dos chimpanzés, diferindo os restantes apenas parcialmente. O cromossoma 5 humano e do chimpanzé apresenta as mesmas bandas de coloração, mas por ordem diferente.
Este fato pode ser explicado por uma inversão pericentrica. O cromossoma 2 humano resulta de fusão entre dois cromossomas de chimpanzé, oque explica o fato de o Homem apresentar menos um par que os restantes grandes símios. Estes estudos revelam um grau de semelhança muito grande entre os patrimónios genéticos dos géneros Homo e Pan.

Evolução do cérebro
Outros autores consideram a principal causa do desenvolvimento da espécie humana a evolução do cérebro. Parece existir uma simultaneidade entre o surgimento do bipedismo e oaumento de volume do cérebro.
Tendo em conta o peso médio do Homem, o cérebro humano é o maior e o mais pesado entre todos os animais. A sua zona externa, o córtex, é muito desenvolvida e nela residem as funções intelectuais.
Para comparar o tamanho do cérebro em animais de peso corporal diferente pode utilizar-se o quociente de encefalização (razão entre o peso do cérebro e o do corpo): se forinferior a 1, a espécie tem um cérebro menor que a média das espécies com o mesmo peso corporal; se for superior a 1, a espécie tem um cérebro maior que outras de peso semelhante.
No caso humano o quociente de encefalização tem valor 8, ou seja, o cérebro é três vezes mais pesado que o de um primata de peso semelhante.

A Evolução da Inteligência Humana
De fato, muitas facetas da evolução dainteligência humana são ainda matéria de considerável mistério, porque ela não pode ser observada diretamente no registro paleontológico, tal como ocorre com um osso ou os dentes, por exemplo. A evidência reunida por cientistas sobre a inteligência é obtida indiretamente, a partir da observação do aumento do tamanho da capacidade craniana, de artefatos produzidos como resultado da inteligênciahumana, tais como a fabricação de ferramentas, a caça cooperativa, a guerra, o uso do fogo e o cozimento de alimentos, a arte, o enterramento dos mortos, e poucas outras coisas mais.
O aparecimento da inteligência, juntamente com a linguagem (e ambas são indissoluvelmente entrelaçadas, como veremos adiante), foi um passo espetacular da evolução animal. Ela apareceu em primatas, mas poderia ter sido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O futuro da especie humana
  • Futuro da espécie humana.
  • Futuro da Espécie Humana
  • o futuro da especie humana
  • O futuro da especie humana
  • o futuro da especie humana
  • o futuro da especie humana
  • O futuro da especie humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!