O futuro da administração - resumo

Páginas: 36 (8914 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
Gestão de Recursos Humanos – Resumo de Livro: O Futuro da Administração |
Eco-100 / Eco-103 Prof. Lázaro Rangel |
Rodrigo Marcos Defanti - RA: 201060135 |

Prova Final

Resumo do livro: O Futuro da Administração

Capitulo 1 – A Gestão como conhecemos hoje pode ser considerada uma ferramenta desenvolvida no século passado e com poucas mudanças até os dias de hoje.Muito do que foi inventado por Taylor e companhia, é usado como base em nossa gestão de empresas em nosso dia a dia, sendo que apenas a maioria dos processos foi aperfeiçoada. Um século depois das bases da administração moderna ter surgido, a questão principal é entender se estamos no auge do desenvolvimento intelectual da gestão ou se apenas estamos acomodados com os resultados e assim criandoparadigmas de que não podemos evoluir nas ferramentas de gestão. Se pensarmos que a democracia que foi inventada a mais de 2500 anos esta longe de estar em seu auge na humanidade, precisamos pensar que muitas das tecnologias deste século, que foram tecnologias que revolucionaram a humanidade, como os meios de transporte e comunicação se tornaram obsoletas durante este mesmo século. A gestão atualcomo conhecemos apesar de ter dados importantes contribuições para alcançarmos uma produtividade nunca imaginada pelos seus idealizadores, hoje se depara com novos desafios inerentes ao século XXI, exemplos como a mudança constante na liderança de mercado de empresas consolidadas, a desregulamentação e novas tecnologias que estão diminuindo o papel das economias de escala, empresas envolvidas emecossistemas onde só possuem o controle parcial do mercado onde atuam a dificuldade no controle da propriedade intelectual, a internet transferindo o poder de barganha aos consumidores finais, os menores ciclos estratégicos das empresas e os custos de comunicação caindo vertiginosamente, são exemplos de desafios que os conceitos atuais estão encontrando.
Porém as conseguir desenvolver mudanças asvezes é preciso entender a o DNA do que queremos mudar e entender o que pode ser mudando ou deve ser refeitos totalmente. Isso por que as grandes empresas como conhecemos hoje, em seu DNA possuem aspectos que impossibilitam, por exemplo, resolver desafios como mudança de estratégias rapidamente, inovação em alto ritmo e que sejam lugares atraentes para se trabalhar. Simplesmente isso nãoacontecerá devido a como estas empresas são concebidas. Os princípios de Taylor são seguidos até hoje e a burocracia defendida também por Max Weber são tão difundidas hoje como quando em sua luta por Taylor para implementá-la.
Muitos administradores entendem sim estes novos desafios e percebem a necessidade de mudança, mas ainda a maioria de nosso ainda esta no velho paradigma, com medo da mudança ou comparadigmas extremamente enraizados que não visualizados completamente o problema.
Mas para resolver isso, mesmo com o medo que persegue a todos pela mudança, devemos entender que deve ser dado um salto e passar por cima de idéias pré concebidas e dar um salto na imaginação e podemos pensar que isso é impossível, mas as idéias de Taylor também, tinham um caráter revolucionário a 2 séculos atráse era inimaginável qual a proporção que suas idéias revolucionárias em gestão pudessem alcançar os feitos das grandes empresas de hoje.
Este livro tem como objetivo isso, ajudar ao leitor a imaginar e depois inventar o futuro da administração.,
Capitulo 2 - - A vantagem essencial
Reinventar a gestão pode ser a melhor forma de re inovação, sendo a que mais te poder e que é mais duradoura emuma organização e a inovação é a vantagem principal na competitividade das empresas atuais.
Afinal, qual o trabalho dos gestores? Nos últimos anos basicamente foi seguindo a descrição feita por Henri Fayol de que a gestão do trabalho era planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar e nestes últimos anos a visão pode ser um pouco mais complexa, incluindo motivar, desenvolver e nomear...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O futuro da administracao
  • O futuro da administração
  • A administração do futuro
  • Seu futuro em administração
  • administração do futuro
  • Futuro da administração
  • Administração hoje e as tendências para o futuro
  • Quais o desfios da administração no futuro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!