O FUTEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Uma proposta para a pedagogia histórico-crítica

Páginas: 36 (8760 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
O FUTEBOL NA EDUCAÇAO FÍSICA ESCOLAR:
Uma proposta para a pedagogia histórico-crítica1


Douglas Eduardo Oliveira Morais2
Orientadora Profa. Ms. Diná Teresa Ramos de Oliveira3


Resumo
O futebol é um dos conteúdos mais trabalhados na Educação Física Escolar, sendo que a maioria dos professores concentra as suas ações no ensino de habilidades motoras e gestos técnicos.Entretanto, para o aluno adquirir um conhecimento amplo deste conteúdo, entendemos que se deva ir alem da aprendizagem de movimentos esportivos específicos. O objetivo deste estudo foi mostrar que o futebol como tema da cultura corporal e conteúdo da Educação Física Escolar deve ser trabalhado e discutido em todas as suas dimensões, pois entendemos que assim o futebol pode levar o aluno a uma tomada deconsciência e a refletir sobre o esporte e a sociedade na qual esta inserido. A partir desses aspectos apontados foi desenvolvida uma possibilidade para se estruturar o ensino do futebol com base na pedagogia Histórico-Crítica.


Apresentação
O ensino do futebol a partir de uma perspectiva crítica e transformadora de Educação Física, que tem como referência a denúncia e a superação dascontradições observadas historicamente no contexto do nosso futebol e aponta para a promoção de uma reflexão ampliada sobre esta prática corporal, é o tema deste estudo.
Este trabalho foi elaborado seguindo uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, que abrange desde bibliografias públicas, até jornais, boletins, revistas, teses e monografias. Segundo Marconi e Lakatos, ”suafinalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto [...]” (2009, p.185).
O interesse pelo futebol é muito anterior ao meu ingresso no curso de Licenciatura de Educação Física. O famoso esporte bretão esteve presente, e de forma bastante marcante, ao longo da minha vida. Quando criança, no bairro onde eu morava, mais ou menos acem metros de distância da minha casa havia um campo de futebol. Lá, a diversão de quase todos os meninos que cresceram junto comigo era, todos os dias, jogar bola no campo. Como se repete com meninos e adolescentes no Brasil inteiro, a maioria ali tinha o sonho de se tornar jogador profissional e jogar em um clube grande brasileiro ou do exterior. Naquela época, lembro-me que não medíamosesforços para isso e, assim fazíamos testes em clubes e treinávamos exaustivamente no campo do bairro. Os “rachas”, para nós não só uma diversão, mas também um treino, eram muito disputados, chegávamos às vezes a machucar uns aos outros e brigar por motivos banais. Obviamente, acabávamos levando tudo isso para dentro da escola, onde as aulas de Educação Física eram exatamente como fazíamos no campinho:pegávamos à bola, dividíamos os times (cinco pra cada lado) e os que sobravam eram os próximos, então começávamos o “racha”. Enquanto isso, o professor ficava sentado conversando. Na verdade, ele só participava da aula quando saía briga, então ele ajudava a separar e levava os “brigões” para diretoria.
Interessante perceber que antes de entrar na faculdade eu pensava que tudo o que ele faziaestava correto. Certamente, pela ausência espaços e oportunidades para reflexões críticas sobre a Educação Física escolar, também em grande parte, pela influência que a mídia exerce nas crianças e, junto com tudo isso, o fato do futebol ser o esporte mais popular do nosso país e o que mais dá lucro, a maioria das pessoas acha que a Educação Física na escola serve para aprender futebol, fazer treinosexaustivos e revelar talentos. Porém, após meu ingresso na faculdade, pude perceber que a Educação Física Escolar tem um sentido maior e mais importante do que a simples prática de técnicas e dos esperados rachões.

Educação Física Escolar: batendo uma bola com a história
O ensino do futebol na Educação Física Escolar tem muitos aspectos que devem ser desenvolvidos e discutidos nas aulas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Pedagogia Historico Critica No Cenario Da Educacao Fisica
  • PEDAGOGIA
  • FUTEBOL AMERICANO: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
  • FUTEBOL AMERICANO: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
  • EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Propostas para uma metodologia de ensino significativa
  • JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS, UMA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
  • EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE DIRETRIZES PEDAGÓGICAS
  • Circo na escola: propostas pedagógicas para a educação fisica escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!