O funcinamento e o ganho de produtividade do guindaste de torre (grua)

1892 palavras 8 páginas
Resumo
Atualmente o uso do Guindaste de Torre é de suma importância para o manuseio de grande quantidade de carga em função do menor tempo, podendo descarregar e carregar container, organizar materiais pesados em grandes depósitos, movimentar grande quantidade de cargas nas construções civis e indústrias portuárias. Por toda sua versatilidade no meio produtivo este artigo apresenta o seu funcionamento e sua otimização dentro do campo da construção civil.
Palavra- chave: guindaste de torre, carga, Construções civis. 1. INTRODUÇÃO
O guindaste é uma invenção romana, originado dos escritores Vitrúvio (século I A.C) e Héron de Alexandria (século I D.C). O primeiro guindaste simples e mais conhecido foi feito de um único poste fincado no chão, erguido e sustentado por duas cordas amarradas em seu topo. No local prendia-se uma roldana onde corria a corda utilizada para suspender cargas. A corda era enrolada em um carreto, formada basicamente por uma roda, fixo a base da estaca, o que limitava o movimento da carga que podia ser levantada apenas na vertical, em um ângulo em que podia girar, à direita ou à esquerda, sem o guindaste se desequilibrar, era muito restrito, pois só poderia ser erguida até altura das estacas e precisava ser desmontado a cada etapa da construção. Alguns séculos depois Da Vinci criou o guindaste giratório ampliando os movimentos da ferrem ante em ralação ao primeiro guindaste que era fixo com movimentos verticais.
Atualmente o guindaste é constituído por uma torre equipada com suporte para um braço horizontal que prolonga em direção opostas e em comprimentos distintos, a extremidade mais curta possui um contrapeso, na outra, o mecanismo de suspensão movimenta sobre uma carretilha de metal que desliza por cabos elétricos (trole). A capacidade da carga aumenta á medida que a carretilha trabalha mais próximo à torre. Esse novo modelo é utilizado em indústrias, terminais portuários, aeroportos e na construção civil, pois são setores que exigem

Relacionados