O FRACASSO DOS PLANOS NEOLIBRAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

2782 palavras 12 páginas
Universidade Federal de Alagoas
Curso de Licenciatura em Pedagogia - Campus Arapiraca

O FRACASSO DOS PLANOS NEOLIBRAIS NA EDUCAÇÃO BARSILEIRA

Leonardo Henrique
Wagner Oliveira da Silva

Arapiraca, 2013

Leonardo Henrique
Wagner Oliveira da Silva

O FRACASSO DOS PLANOS NEOLIBRAIS NA EDUCAÇÃO BARSILEIRA

Fichamento desenvolvido como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Política e Organização da Educação Básica no Brasil- POEB, com a orientação da professora Aline Soares Nomeriano.

Arapiraca, Setembro de 2013.
Fichamento

TEXTO: O Fracasso dos Planos Neoliberais na Educação Brasileira
“Na tentativa de amenizar a recessão econômica, alguns analistas já falam em depressão, os governos realizam intervenção no mercado e drenam trilhões de dólares para salvar as instituições financeiras e as empresas capitalistas, estatizando total ou parcialmente empresas, a exemplo dos governos dos EUA e da Inglaterra.” pg.12.
“Sem sermos pretenciosos ou arrogantes, podemos afirmar categoricamente que, após mais de duas décadas de hegemonia neoliberal, este paradigma fracassou nos seus objetivos, nas economias dos países semicoloniais e dependentes, assim como no campo educacional, que é o nosso foco.” pg. 13.
“No caso do Brasil, os Governos FHC ( PSDB) e Lula ( PT) não conseguiram erradicar o analfabetismo; além disso, vivenciamos o crescimento do analfabetismos funcional. Os índices de evasão e repetência continuam os mais elevados do mundo. E o fracasso escolar é assustador.” pg.15.
“A evolução da educação é determinada pelas necessidades do desenvolvimento da economia capitalista que explora a classe assalariada.” pg.15
“Nesse sentido, a crise da educação é reflexo da agudização da crise estrutural da economia mundial.” pg.15
“Há uma contradição entre a crise da escola publica e a necessidade de uma escola que atenda as mudanças da economia.” pg.16
“Diante desse quadro, o

Relacionados