O foco no processo de realização da avaliação de leitura em le: o uso da introspecção

Páginas: 11 (2607 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
O foco no processo de realização da avaliação de leitura em LE: o uso da introspecção

Resumo: o trabalho discute a utilização de métodos introspectivos na pesquisa em avaliação de leitura em LE e as implicações que este tipo de pesquisa pode trazer para este campo de estudo em particular, para a formulação e utilização das avaliações de leitura em seus contextos reais de aplicação e para ocampo de estudo da leitura mais generalizadamente.


1. Foco no processo e no produto
A oposição geralmente advogada nos meios acadêmicos entre pesquisa com foco no produto e com foco no processo está relacionada a pelo menos duas outras oposições recorrentes: a dicotomia entre paradigma positivista de pesquisa e paradigma interpretativista (cf. Moita Lopes, 1994) e entre pesquisaquantitativa e qualitativa (cf. Cook e Reichardt, 1979). Essas oposições começaram a ser discutidas a partir do momento em que foco no processo, paradigma interpretativista e pesquisa qualitativa começaram a adquirir maior importância entre pesquisadores das Ciências Sociais. Antes disso, o único método tido como realmente válido e científico era aquele próprio das Ciências Naturais, em que opesquisador confronta-se objetivamente com os dados, analisando-os estatisticamente, testando hipóteses e, a partir dos resultados obtidos, realizando padronizações sobre uma certa variável.
A validação do paradigma interpretativista como caminho de pesquisa veio responder à necessidade de análises mais adequadas ao objeto das Ciências Sociais. A leitura da realidade deve ser aferida através deinstrumentos que levem em consideração a natureza desses objetos, cujos significados são atribuídos pelo homem, não encontram-se prontos como fenômenos físicos exatos. O lidar com os dados é feito de maneira indireta, através da interpretação desses vários significados.
Imbricados na discussão desses dois paradigmas de pesquisa encontra-se a distinção entre pesquisa quantitativa equalitativa, e entre foco no produto e no processo. A pesquisa quantitativa e o foco no produto são geralmente relacionados ao paradigma positivista, enquanto que a pesquisa qualitativa e o foco no processo, ao paradigma interpretativista. “Geralmente” porque são cada vez mais numerosos os autores que defendem que, embora o modelo teórico adotado usualmente defina o método de coleta e análise de dados, asassociações que podem ser feitas numa mesma pesquisa dos variados instrumentos disponíveis pode trazer resultados ainda mais reveladores, que de outra maneira não seriam alcançados (cf. Cook e Reichardt, 1979).
Enquanto que no foco no produto a análise se dá sobre um conjunto de dados de um só momento, o resultado final, o foco no processo oferece a oportunidade de observação dos caminhos aque levaram àquele resultado. Assim como proposto pelo paradigma interpretativista, a intenção é observar o que está presente durante esse movimento, interpretar que significados esses elementos produzem para a conjunção do resultado final, produto.
Na sub-área da Lingüística Aplicada que investiga a avaliação de língua — neste trabalho, mais especificamente a avaliação de LE — pode-seobservar que esse debate acentua-se de maneira ainda maior. A avaliação, por si só, se constitui como um instrumento que procura indicar resultados, produtos. Investigar a avaliação, portanto, poderia ser considerado como terreno da análise de produto por excelência, e de certa maneira, é o que habitualmente as pesquisas que propõem investigar este objeto fazem.
No entanto, assim como nosoutros campos da Lingüística Aplicada, a necessidade de estudos que procurem compreender aspectos mais subjetivos do objeto de pesquisa se faz presente também nas pesquisa sobre avaliação de LE. O foco no produto das avaliações aplicadas numa pesquisa evidentemente proporciona compreensão e valorosas análises sobre a natureza deste instrumento, mas o foco no processo de realização da avaliação pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PROCESSO PARA A REALIZAÇÃO DE UMA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
  • PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DA DISGRAFIA E DA LEITURA
  • O uso das mídias no processo ensino aprendizagem: leitura e escrita
  • Avaliação da efetividade do uso de programa de computador para desenvolvimento de leitura e consciência...
  • Avaliação e leitura
  • A LEITURA COMO FOCO DA GESTAO
  • A avaliação em le em escolas de idiomas
  • Planeamento e realização de processos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!