O fim da URSS

Páginas: 9 (2245 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Introdução
A União Soviética sempre apareceu aos olhos do mundo como uma super potência. Ela tornou-se federação de 15 repúblicas multiétnicas, sob supremacia russa. Foi o primeiro país do mundo a adotar o socialismo, nesse sentido, um imenso laboratório onde se puseram a prova as teorias do socialismo científico. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que levaram ao fim a URSS.União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) (em russo, Soiuz Sovietskikh Sotsialisticheskikh Respublik), Estado federal plurinacional criado como resultado da Revolução Russa em 1917 no território do antigo império russo, fundado com tal denominação em dezembro de 1922. A URSS começou com a conquista do poder peloCongresso dos Sovietes de toda Rússia, dirigido pelo partido bolchevique, que promulgou imediatamente uma série de decretos através dos quais a Rússia deixaria de combater na Guerra Mundial, toda terra seria nacionalizada e se constituiria o Conselho dos Comissários do Povo (Sovnarkom), que atuaria como primeiro governo dos trabalhadores e dos camponeses presidido por Lenin. Os sovietes garantiram odireito à igualdade e à autodeterminação das numerosas nacionalidades. A primeira nação a tirar proveito desta situação foi a Finlândia, onde foi estabelecido um governo nacional e reconhecida a independência. As idéias fundamentais foram reconhecidas na Constituição de 1918, que proclamou a República Socialista Federativa Soviética da Rússia (RSFSR).

Desenvolvimento
O TRATADO DE PAZAs negociações de paz com a Alemanha se iniciaram em 1917. Os termos da paz apresentados pelos alemães no Tratado de Brest-Litovsk eram inaceitáveis; entretanto, concluiu-se um tratado segundo o qual a RSFSR cedia a Ucrânia, a Polônia e os estados bálticos, o que provocou o rompimentodo Partido Socialista Revolucionário e a resposta dos bolcheviques no chamado Terror Vermelho. A RSFSR se transformou em um Estado com regime de partido único, o Partido Comunista Russo (bolchevique), nome adotado pelo Partido Trabalhista Social-democrata Russo (POSDR) em 1918.
A GUERRA CIVILA política social e econômica provocou a Guerra Civil e a intervenção das potências estrangeiras. Apesar dos reveses iniciais, os bolcheviques conseguiram repelir esses ataques no início de 1920 e as tropas soviéticas, reorganizadas por Leon Trotski em 1918 com o nome de Exército Vermelho, iniciaram a contra ofensiva. A guerra com a Polônia terminou com a assinatura, em1921, do Tratado de Riga, e a Guerra Civil após a expulsão das tropas de ocupação japonesas da Sibéria oriental no final de 1922. O denominado “comunismo de guerra” arruinou por completo a economia do país e Lenin adotou a denominada Nova Política Econômica (NEP) em 1922.
A ÉPOCA DE STALINNa luta pelo poder desencadeada após a morte de Lenin em 1924, Josef Stalin obteve o apoio da maioria no Partido Comunista. A partir de então, começou a série de expurgos que caracterizariam os 25 anos de mandato stalinista. Trotski foi proscrito na União Soviética e, em 1940, assassinado noMéxico.
A FUNDAÇÃO DA URSS Durante a década de 1920 , aconteceram mudanças radicais na administração governamental e ocorreram melhorias notáveis na economia nacional e nas relações internacionais. A Constituição de 1924 reorganizava os territórios sob controle soviético em torno do novo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fim da URSS
  • O fim da urss
  • Fim da URSS
  • o fim da URSS
  • Fim da URSS
  • O fim da URSS
  • Fim Do Partido Comunista E Da URSS
  • o fim a revolução e criação da urss

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!