O Fim da miséria no Brsil

Páginas: 7 (1620 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2013
O fim da miséria no Brasil: uma ideologia distante
O governo atual não cansa de anunciar o fim da miséria no país e que o Brasil está perto de ser um país livre de pobreza, no entanto ainda estamos caminhado nessa direção e ainda há muito trabalho para ser feito antes de afirmarmos isto de cabeça erguida.“ É difícil compartilhar o otimismo de Dilma quando se sabe que apenas 70% dos laresbrasileiros contam com serviços indispensável de água, esgoto e coleta de lixo.” (Estadão, p.11, 2013).
Saneamento básico é mínimo exigido para ter uma condição de vida digna, esses serviços deveriam e efetivos em todo o país, e não para uma parte apenas da população. A falta desses serviços indica que o Brasil ainda precisa de planejamento continuo e eficaz.
Além disso, outro problema que atingegrande parte da população e falta de educação para todos e qualidade do ensino oferecido, “cerca de 9% dos brasileiros maiores de 15 anos são considerados completamente analfabeto.” (Estadão, p.11, 2013). E isso não tudo, infelizmente sabemos que metade dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental concluem a primeira fase do ensino fundamental e saem analfabetos ou semi-analfabetos.
Parasolucionar esses problemas nossos representantes políticos investem em programas complementares como bolsa família, e acha que aumentar o número de famílias cadastradas nesse programa ajudará a reduzir a miséria, porém o valor repassado de 70 reais por pessoa é baseado no menor número do Banco Mundial, o mesmo utilizado em pais de terceiro mundo.
Enquanto o país não tiver avanços significativosnessas duas áreas não podemos ficar tranqüilos, pois há muito a ser feito, a educação precisa de medidas urgentes para que tenha progresso e atinja toda a população. Temos que pensar em longo prazo e futuro do país depende da qualidade de educação oferecida aos nossos jovens e crianças, para que tenha melhores oportunidades e consigam realizar mudanças efetivas nas famílias brasileiras.
Para queo governo possa gritar ao mundo que miséria foi extinta no Brasil, é preciso mais comprometimento e políticas públicas efetivas, e a sociedade ter mínimo de serviços público de qualidade para ter uma condição de vida digna.
REFERÊNCIA
ESTADÃO. Um país ainda distante de vencer a pobreza.Revista. Época. Edição 770. 2013.
O fim da miséria no Brasil: uma ideologia distante
O governo atual nãocansa de anunciar o fim da miséria no país e que o Brasil está perto de ser um país livre de pobreza, no entanto ainda estamos caminhado nessa direção e ainda há muito trabalho para ser feito antes de afirmarmos isto de cabeça erguida.“ É difícil compartilhar o otimismo de Dilma quando se sabe que apenas 70% dos lares brasileiros contam com serviços indispensável de água, esgoto e coleta de lixo.”(Estadão, p.11, 2013).
Saneamento básico é mínimo exigido para ter uma condição de vida digna, esses serviços deveriam e efetivos em todo o país, e não para uma parte apenas da população. A falta desses serviços indica que o Brasil ainda precisa de planejamento continuo e eficaz.
Além disso, outro problema que atinge grande parte da população e falta de educação para todos e qualidade do ensinooferecido, “cerca de 9% dos brasileiros maiores de 15 anos são considerados completamente analfabeto.” (Estadão, p.11, 2013). E isso não tudo, infelizmente sabemos que metade dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental concluem a primeira fase do ensino fundamental e saem analfabetos ou semi-analfabetos.
Para solucionar esses problemas nossos representantes políticos investem emprogramas complementares como bolsa família, e acha que aumentar o número de famílias cadastradas nesse programa ajudará a reduzir a miséria, porém o valor repassado de 70 reais por pessoa é baseado no menor número do Banco Mundial, o mesmo utilizado em pais de terceiro mundo.
Enquanto o país não tiver avanços significativos nessas duas áreas não podemos ficar tranqüilos, pois há muito a ser feito, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • brsil
  • brsil
  • miserias
  • Miséria
  • A miseria
  • miseria
  • miseria
  • Historia do Brsil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!