O Filme Retrata A Histo Ria De Uma Escritora E Filo Sofa Brita Nica Jan I Ris Murdoch

1380 palavras 6 páginas
O filme retrata a história de uma escritora e filósofa britânica Jan Íris Murdoch (1919-1999), baseado em fatos reais e em dois livros biográficos escritos por seu marido, o também escritor e professor John Bayleya, a história revela a história de Irís, uma jovem autentica que gostava muito de ler e escrever, tinha a vida ativa, sempre alegre, gostava de aproveitar sua liberdade, até que um dia ela conheceu John com quem pouco depois se casou.
Iris é uma filósofa e romancista bem conceituada, ao longo de sua carreira começa a aparecer o transtorno de Demência que é conhecido como Azaheimer . Em uma cena central em que se passa durante um programa de entrevistas, Iris demonstra não conseguir formular palavras, nem ao menos lembra a pergunta que a ela foi feita pela a entrevistadora por possuir alteração na cognição, não tem noção de tempo, nem do local onde está, e também não compreende as palavras ditas.
Nesse momento começa a apresentar sintomas de esquecimentos de perca de memória. Ao decorrer do filme nos mostra as fases do mal de Alzheimer, apresentando pequenos esquecimentos, não lembrando de suas palavras e repetindo constantemente. Íris só consegue lembrar alguns fatos de sua vida (memória autobiográficas) e fica impossibilitada de continuar escrevendo seus livros coisa que para ela era comum. No final do filme é possível notar que a personagem, não faz mas nada tanto é que a casa fica totalmente desorganizada, por ter dificuldade de se concentrar, sua personalidade é afetada pois ela tem momentos de plena calmaria e outros de grande irritabilidade , também com presenças de delírios tais quais confunde presente com passado, seu problema de saúde acabar afetando seu esposo que fica irritado por tentar ajudar e não resolver, então ele foi aconselhado a interná-la em uma casa de repouso. E com a perca da memória ela esquece de respirar e acaba falecendo.
O filme mostra o sofrimento de uma mulher forte e destemida que tem seu brilhantismo ofuscado por uma

Relacionados