O Filme Mostra Um Complexo Penitenci Rio Do Carandiru

433 palavras 2 páginas
O filme mostra um complexo penitenciário do Carandiru. Numa época lotação superior ao que deveria ter, chegando a ter mais de sete mil presos encarceradas dentro de seus muros.

Baseado no filme, o Carandiru não podia ser considerado apenas um presídio, era uma sociedade à parte, um Homem autossustentável sem precedentes no sistema carcerário do Brasil.

Foi com o propósito de desvendar esse mundo que o médico Dráuzio Varella ajudou na formação do filme. Utilizando como base relatos das próprias pessoas que ali se encontravam, Varella reconstrói a história e a vida desta prisão tão despreparada da cidade de São Paulo.

O doutor Dráuzio Varella foi o médico responsável pelo presídio por mais de uma década, ou seja, eram poucas as pessoas que sabiam como aquilo La dentro realmente funcionava. Seu propósito era realmente demonstrar o funcionamento do local, mas com isso ele acabou relatando a história de vida de muitas pessoas que ali viviam entrelaçados com sua própria vida na cadeia.

Dizer que o presídio era autossustentável, significava que não era necessário intervir para o seu funcionamento. Cada ser ali presente tinha sua função, o respeito hierárquico era grande, existia uma política de compra de local para dormir, ninguém ousava mexer com a mulher dos outros em dia de visita. Tudo isso e muito mais foi organizado sem a ajuda do governo. Foi feito pelos próprios presos durante muitas décadas.

Relatado em forma de memórias, mas não seguido em ordem cronológica e com muitos deslocamentos, a vida de Varella se junta com a vida dos presos naquele sistema carcerário. Em sua função de médico, ele se vê muitas vezes como amigo dos presos. Dessa forma ele começa fazer parte da vida deles, muitas vezes como ouvinte de suas confidências.

A história começa quando o médico resolve fazer um trabalho de prevenção a AIDS na Casa de Detenção de São Paulo. Ele iniciou sua vida lá dentro com muito medo, por estar no meio dos maiores bandidos do Brasil. Foi enganado

Relacionados