O feudalismo e suas relações de economia, cultura e sociedade

Páginas: 11 (2533 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2012
[pic]











































































SUMÁRIO






SUMÁRIO



1 CONCEITOS HISTÓRICOS 3

2 INTRODUÇÃO..........................................................................................................6

3DESENVOLVIMENTO..............................................................................................7

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

CONCEITOS HISTÓRICOS



HISTÓRIA - É umaciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. Analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização. É uma grande esclarecedora de perguntas geradas ao longo dos tempos, investigando os eventos usando seu próprio método de análise documental.
TEMPO – Pode-Se dizer que tempo  é uma categoriamental que não é natural, nem espontânea, nem universal. Tempo significa entender suas conseqüências para o trabalho do historiador e para o ensino da história.
DOCUMENTO – Documentos históricos são aqueles preservados em caráter definitivo pela empresa, em função de seu valor informativo, testemunhal, legal, probatório, administrativo ou científico-cultural Devem ser preservados porforças das informações neles contidos, par eficácia da ação administrativa, probatória da garantia de direitos ou fontes de pesquisa.
MONUMENTO - Obra de arquitetura ou de escultura destinada a transmitir ou a perpetuar para a posteridade a lembrança de um grande vulto ou de um acontecimento. Edifício público notável pela sua grandeza ou pela sua magnificência.
ESCOLADOS ANNALES – Um movimento que surgiu dando um novo salto para as perspectivas da história, com mudanças inovadoras para uma época em que a história era fechada e limitada.
NOVA ESQUERDA INGLESA – É a superação da racionalidade histórica ligada a uma corrente tradicional maxista que prescrevia uma história linear, pautada na sucessão dos modos de produção, passando a privilegiar asações dos muitos sujeitos na construção sócio-históricas.
CONTEXTO HISTÓRICO – È um momento histórico, uma situação política,social e econômica em um dado momento, cenário histórico, como aconteceu em determinada época.  
CIRCULARIDADE CULTURAL – O aspecto metodológico fica por conta de que as culturas das classes subalternas, são predominantemente orais.Restando ao historiador as fontes dos indivíduos das classes mais baixas, que muitas vezes se encontravam em franca oposição. Do estereótipo hostil proposto pelos perseguidores, as vítimas acabavam perdendo a própria identidade cultural.
ANACRONISMO - É a utilização de conceitos e de ideias de determinada época para análise de fatos de outro tempo. Uma forma equivocada com que os historiadores tentamavaliar um determinado tempo histórico, com valores não pertencentes a essa mesmo tempo histórico.
ETNOCENTRISMO – O conceito de etnocentrismo faz parte do estudo do grande choque e da grande estranheza que se dá no encontro entre dois ou mais grupos diferentes. Surgindo assim o eu e o grupo do outro, o primeiro como real e o segundo como primitivo, exótico, anormal.RELATIVISMO – Teoria que defende que o que é verdadeiro para uma pessoa, pode vir a ser falso para outra. Sendo assim o que acontece é que, o que é verdadeiro para uma determinada situação, em outra envolvendo outro grupo de pessoas pode ser falso.
IDENTIDADE – A identidade nada mais é que o caráter do que permanece idêntico a si próprio, é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O feudalismo e suas relações de economia, cultura e sociedade
  • FEUDALISMO: ECONOMIA E SOCIEDADE
  • As relações entre linguagem, sociedade e cultura
  • Sociedade, cultura e suas respectivas relações
  • Definição de economia ,sociedade,cultura e politica
  • Gramsci, hegemonia e cultura: suas relaçoes com a sociedade civil e a sociedade politica
  • Sociedade, cultura, economia e população da Grécia atual
  • CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!