O feudalismo e suas relações de economia, cultura e sociedade

Páginas: 8 (1755 palavras) Publicado: 21 de junho de 2012
O FEUDALISMO E SUAS RELAÇÕES DE ECONOMIA,
CULTURA E SOCIEDADE.





































O FEUDALISMO E SUAS RELAÇÕES DE ECONOMIA,
CULTURA E SOCIEDADE.

















































INTRODUÇÃO


O presente trabalho pretende fazeruma breve sintetização de conceitos estudados durante o segundo semestre deste curso, uma busca aos conhecimentos adquiridos no semestre anterior, uma resgate aos conceitos estudados e a aplicação dos mesmos em diferentes momentos da história.
Em seguida alguns pontos importantes do Feudalismo, sua organização política e social e uma breve explanação sobre como este período históricoocorreu e como influenciou a sociedade da época.




CONCEITUAÇÃO DE TERMOS DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA



TEORIA DA HISTÓRIA


História : É o estudo dos homens no tempo, devemos pensar nos possíveis significados de homem e tempo.
Tempo: Os homens entendem o tempo como uma dimensão inseparável da vida humana.
Documento: Qualquer expressão dopensamento humano, base material, que sirva para a expansão do pensamento e esteja disponível para estudo e observação. O documento não equivale ao texto , mas ao acesso a uma evidência.
Monumento: Qualquer obra intelectual ou material que pelo seu alto valor passa à posteridade.


HISTORIOGRAFIA:


Escola dos Annales: É um movimento historiográfico que seconstituiu em torno do periódico acadêmico francês, durante a primeira metade do século XX, tendo se destacado por incorporar métodos das Ciências Sociais e da História. 
Nova Esquerda Inglesa: Termo utilizado para se referir aos movimentos políticos de esquerda surgidos a partir da década de 1960.
Contexto Histórico: Tempo e espaço que envolvem o acontecimento histórico, momento dahistória, situação política, social e cultural.
Circularidade Cultural: Influencias recíprocas a qual uma determinada cultura sofre ou impõe a outra.


ANTROPOLOGIA


Anacronismo: Forma de analisar acontecimentos históricos de uma determinada época embasando-se em valores e conceitos de outra época.
Etnocentrismo: Visão de mundo onde o nosso próprio grupoé tomado como centro de tudo e todos os grupos são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é existência.
Relativismo:  Analisa as situações como algo relativo, contrário a idéia absolutista. Afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos de cadalugar.
Identidade: Consiste na soma nunca concluída referências e influências que definem o entendimento relacional de determinada entidade, humana ou não-humana, percebida por contraste, ou seja, pela diferença ante as outras, por si ou pela sociedade. As diferenças entre as pessoas ou culturas são necessárias para que assim conheça-se a identidade.


SOCIOLOGIAFato Social: Constitui-se em qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.
Ação Social: Refere-se a qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos e é modificada baseando-senesses eventos. Segundo Weber podem ser: ações racionais, ações instrumentais, ações afetivas e ações tradicionais.
Classe Social: É um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico. Segundo Marx, podem ser classes dominantes e dominadas.
Modos de Produção Capitalista: É a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FEUDALISMO: ECONOMIA E SOCIEDADE
  • As relações entre linguagem, sociedade e cultura
  • Sociedade, cultura e suas respectivas relações
  • Definição de economia ,sociedade,cultura e politica
  • Gramsci, hegemonia e cultura: suas relaçoes com a sociedade civil e a sociedade politica
  • Sociedade, cultura, economia e população da Grécia atual
  • CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura
  • Igreja e Cultura Medieval Feudalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!