O Fedralismo e a bandeira americana

394 palavras 2 páginas
Federalismo é um sistema de governo, que defende a autonomia dos estados de uma confederação. Onde cada estado administra seus próprios recursos, e possui sua própria legislação. Deixando ao governo federal deveres mínimos como a defesa nacional, política externa, emissão da moeda nacional, e outros deveres de menor importância.
O Brasil teoricamente é um pais federalista. Porém na pratica todos nós sabemos que os recursos, e os poderes como o legislativos se concentram em Brasília. E países como Suíça, EUA, Alemanha, Dinamarca, entre outros dos mais desenvolvidos do mundo seguem o sistema Federalista, respeitando as diversidades locais.
As 50 estrelas da bandeira representam todos os Estados. Já as faixas (nas cores vermelha e branca), simbolizam as 13 colônias que deram origem aos Estados Unidos. A cor vermelha presente na bandeira simboliza valor e resistência. O Federalismo pode ser visualizado na bandeira através da simbologia de todas as 50 estrelas estarem unidas sobre um mesmo retângulo azul, que possivelmente representa o céu, simbolizando a união dos estados através do governo federal.
O Federalismo é a denominação feita à relação entre as diversas unidades da Federação, tanto entre si, quanto com o Governo Federal. Trata-se de um sistema político em que municípios, estados e distrito federal, sendo independentes um do outro, formam um todo que valida um governo central e federal, que governa sobre todos os membros acima citados. É a união dos Estados do país para manter a autonomia de cada estado.

O Federalismo no Brasil segue, estruturalmente, o modelo estadunidense. Entretanto, segundo Abrucio1 , Stepan 2 , e Rui Barbosa, o federalismo brasileiro formou-se por motivos opostos aos que orientaram a formação da federação estadunidense. Enquanto os Estados Unidos criaram-se porque diferentes entidades queriam ser guiadas por uma autoridade política comum, as inclinações federalistas nos Estados Unidos do Brasil tinham por finalidade ganhar

Relacionados