“O fazer educativo hoje – libertação ou domesticação?”

Páginas: 4 (968 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
“O FAZER EDUCATIVO HOJE – LIBERTAÇÃO OU DOMESTICAÇÃO?”



Com o processo de industrialização na década de 50, os pais queriam colocar os filhos na escola para estarem aptos ao mercado detrabalho, cresceu o número de escolas e de alunos matriculados. A escola era voltada para reflexão, pensamento, formação ampla e aberta, era uma escola elitista, para poucos. Com o processo deindustrialização, surgiu a escola para todos, uma escola seriada, com conteúdo para formar profissionais para o mercado de trabalho. Escolas com salas pequenas, pátios pequenos, a escola não foi reformuladapelos arquitetos, perdeu-se a noção de conjunto, unidade, participação e relacionamento, isso fez com que a escola se tornasse um espaço isolado, uma prisão.
Colocar as crianças na escola setornou afastá-las das ruas, porque nas ruas elas iriam conviver com a violência, com as drogas. O aluno se vê obrigado a freqüentar a escola, a respeitar o professor, mas este professor não temnenhuma responsabilidade sobre o aluno. Não é possível que a gente possa aprender a formar um ser humano se ele é isolado entre quatro paredes, com um ensino robotizado, o professor fala ou anota no quadro,os alunos copiam, estudam ou decoram para a prova, mas não se relacionam com o que aprenderam fora da escola.
Deveria haver uma valorização das idéias e não da vida! Os alunos deveriamaprender mais na prática. Exemplo: se estamos falando sobre meio-ambiente, professor e alunos deveria ir para as ruas aprender na prática, mas isso não acontece. O ensino é abstrato e decorado.
Asescolas se preocupam com a ética, mas esquecem que ser ético não é cumprir a risca o que a sociedade nos impõe, ser ético é cuidar de si mesmo, é prestar atenção nas pequenas coisas. A escola leva oaluno a agir roboticamente, não leva o aluno a pensar, o aluno anota, decora, faz a prova e depois esquece. A escola se tornou um espaço de alienação.
A sociedade se desenvolveu, houve o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “O fazer educativo hoje – libertação ou domesticação?”
  • O fazer educativo hoje – libertação ou domesticação?
  • O fazer educativo hoje – Libertação ou domesticação?
  • “O fazer educativo hoje – libertação ou domesticação?”
  • O fazer educativo libertação ou domesticação
  • Ofazer educativo hoje
  • O fazer educativo hoje libertação e educação
  • O fazer educativo hoje

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!