O fator terra e trabalho em economia

Páginas: 11 (2610 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Os fatores Terra e Trabalho na economia

Introdução:
Os fatores Terra e Trabalho são basicamente dois dos três fatores de produção da economia. E em economia, fatores de produção são os elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços, conforme definiu a Escola Clássica dos economistas dos séculos XVIII e XIX.
Resumidamente:
Fator Terra são terras cultiváveis, florestas,minas (recursos naturais, matéria-prima).
Fator trabalho é o setor do homem e todo tipo de produção dele (mão de obra e serviço).

Desenvolvimento:
O fator Terra:
I. O que é o fator Terra?
Em seu significado econômico, este recurso é constituído pelo conjunto dos elementos da natureza utilizados no processamento da produção. O primeiro setor se define basicamente em “matéria-prima”.
Nãoobstante seja denominado como fator terra, ele não inclui apenas a disponibilidade total de terras disponíveis para a agricultura e a produção animal, mas também para a agricultura utilizada com o conjunto dos elementos naturais que se encontram no:
Solo e no subsolo;
Lençóis de água subterrâneos;
Mananciais;
Riachos;
Ribeirões;
Rios e quedas d'água;
Lagos;
Mares e Oceanos;
Vegetação erecursos da Flora;
Fauna;
Clima e pluviosidade;
Recursos extra-planetários (como o Sol e o espaço sideral).
Assim, o fator terra engloba todos os recursos e condições existentes na natureza. É do complexo conjunto dos elementos que o constitui que o homem extrai os bens econômicos com os quais procura saciar suas ilimitáveis necessidades individuais e sociais.

II. Os recursos naturais: Oconceito do fator Terra

Do elenco de recursos que os sistemas econômicos mobilizam no desencadeamento do processo de produção, as reservas naturais, ou o fator terra, constituem a base sobre a qual se exercem as pressões e as atividades dos demais recursos. 
As reservas naturais, renováveis ou não, encontram-se na base de todo processo de produção. As dádivas da natureza,aproveitadas pelo homem em seus estados naturais ou então transformadas, encontram-se presentes em todas as atividades de produção. A própria localização espacial dos agrupamentos humanos foi historicamente condicionada pela disponibilidade de reservas naturais. Embora outros fatores tenham influenciado a dispersão e as aglomerações do homem nos diferentes espaços continentais, certamente asdisponibilidades de fatores naturais e seu aprendizado sobre como vencer e aproveitar as forças da atuaram como fortes condicionantes da constituição e da perpetuação das nações, de sua ascensão e de seu declínio.
 Em seu significado econômico, este fator é constituído pelo conjunto de elementos da natureza utilizado no processamento da produção. Não obstante seja denominado como fator terra, ele não incluiapenas a disponibilidade total de terra potencialmente apropriadas para a agricultura e produção animal, mas também o conjunto de elementos naturais que se encontram no solo e no subsolo; os lençóis de água subterrâneos, os mananciais, riachos, ribeirões, rios e queda de água; os lagos, os mares e os oceanos; a vegetação e os recursos da flora; a fauna; o clima e a pluviosidade; os recursosextraplanetários, como o sol e o próprio espaço sideral. O fator terra, em concepção abrangente, engloba, assim, todos os recursos e condições existentes na natureza. É do complexo conjunto de elementos que o constitui que o homem extrai os bens econômicos com os quais procura saciar suas ilimitáveis necessidades individuais e sociais. 
A disponibilidade das reservas naturais, todavia, não dependeapenas dos níveis e das dimensões de suas ocorrências, mas também de sua interação com os demais fatores de produção, notadamente a capacitação tecnológica. É a partir da interação com os demais fatores que se viabiliza seu efetivo aproveitamento. E este depende também dos diferentes estágios da consciência social sobre sua preservação e reposição . Em direção expansiva, o estagio do conhecimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Fator Terra em Economia
  • Trabalho de economia
  • Um estudo sobre os fatores: TERRA, TRABALHO e CAPITAL.
  • A LIMITADA DOTAÇÃO DO FATOR TERRA
  • Fatores de Competição
  • Fatores que influenciam a economia
  • Fatores, bens e setores da economia
  • CORRUPC A O COMO FATOR DE ATRASO PARA A ECONOMIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!